Cerca de 300 pessoas conseguiram fazer o pré-cadastro para receberem a primeira dose da Coronavac, após um link para inscrição ser publicado erroneamente no site da Prefeitura de Cuiabá. Em nota, a Prefeitura afirmou não saber como o vazamento aconteceu, mas o procedimento já teve as falhas de segurança verificadas.
Apesar de terem tido acesso ao formulário, todos os pré-cadastros indevidos foram cancelados. Segundo a Prefeitura, ainda não é possível afirmar se o problema foi ocasionado por uma invasão de hackers.
A página de pré-cadastro para aplicação da vacina deve ser lançada oficialmente ainda nesta quinta-feira (21), no site da Prefeitura de Cuiabá. A forma correta de preencher o formulário também deve ser divulgada nas mídias sociais pela Pasta. Neste primeiro momento, somente serão vacinados indígenas aldeados, profissionais da saúde, idosos e PCD institucionalizados.
O Executivo Municipal também ressaltou que está trabalhando na segurança do sistema. O Governo de Mato Grosso entregou, na terça (19), cerca de 8.027 mil doses da vacina contra a Covid-19 e seringas para Cuiabá.
Segundo a secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, em duas semanas o Município deve receber a mesma quantidade, totalizando 16 mil doses. Ao todo, 8 mil pessoas serão vacinadas, já que a Coronavac é uma vacina de duas doses.
Indígenas e profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus receberão a maior parte das doses do primeiro lote da Coronavac.
Fonte: midianews
Autor: BRUNA BARBOSA DA REDAÇÃO