Mato Grosso aceitou receber 10 pacientes de Rondônia para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de covid-19 após a saúde no estado vizinho entrar em colapso. Os pacientes transferidos chegam nesta terça-feira (26).
Por causa da falta de leitos - resultado do aumento dos casos de covid-19 no estado -, Rondônia transferiu 50 pacientes para o Rio Grande do Sul na segunda-feira (26). No entanto, por causa da alta demanda, foi necessário pedir ajuda para mais estados.
Nesta terça-feira o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo afirmou que com uma ocupação de UTIs covid-19 em cerca de 70% ainda é possível ajudar os estados vizinhos, no entanto, a situação é de muito alerta.
"Temos em torno de 120 leitos de UTI disponíveis e estamos em fase final de contratação de mais 70 leitos de UTI. Precisamos entender que o SUS é único no país. Estamos sendo demandados para receber pacientes de outros estados e essa taxa de 70% não é confortável", explicou.
Figueiredo lembra ainda que enquanto a pandemia durar a população precisa continuar com as medidas de biossegurança. "Pandemia não acabou e precisamos tratar com responsabilidade. Usar máscara, não aglomerar".
Fonte: gazetadigital
Autor: Thalyta Amaral e Jessica Bachega Foto Secom-MT