O Procon de Sinop, que atua em defesa do consumidor, vem acompanhando o cumprimento de normas e da legislação sobre os atendimentos aos usuários de agências bancárias de Sinop. As reclamações recebidas, motivaram a aplicação, por parte do órgão, de uma notificação recomendatória, para a Caixa Econômica Federal, cobrando melhorias na prestação de serviços. Outra instituição bancária privada também já havia sido notificada e multada por descumprimento de exigências estipuladas no código de defesa do consumidor.
Entre os itens apontados, estão o não cumprimento do prazo de 15 minutos para atendimento aos usuários em dias normais e 30 minutos na véspera ou após feriados prolongados; dias de pagamentos de funcionários e de recebimento de tributos. Também foi constatada a falta de cobertura, contra exposição ao sol ou chuva, dos usuários.
A Caixa Econômica, justificou a recomendação, explicando que tomou medidas emergências para atender aos pedidos. Antecipou os horários das recepcionistas, para organizarem os protocolos e senhas; aumentou a quantidade de colaboradores para realizar triagem; disponibilizou colaborador exclusivo para orientar os clientes sobre autoatendimento; disponibilizou colaborador para atender antes da abertura da agência, demandas de CAIXATEM; disponibilização de empregado exclusivo para atendimento expresso.
Desse modo, após ação do Procon, o órgão visitou novamente a agência nessa semana, e constatou que os atendimentos estava dentro da normalidade, com ajustes nos atendimentos. Foi apurado pelas equipes, que novos colaboradores foram adicionados para os atendimentos, com diminuição das filas. Foram realizadas, também, entrevistas com os consumidores, que relataram que os atendimentos estavam dentro do prazo estipulado em lei.
O acompanhamento continua permanente e a órgão permanece a disposição dos consumidores que se sentirem lesados, para que procurem seus direitos. Caso as mudanças não sejam mantidas, pode ser aberto um procedimento administrativo, com aplicação de multa. Outras agências bancárias também são monitoradas e já foram notificadas para que se regularizem.
Atendimento do Procon Sinop:
O Procon de Sinop fica da rua das aroeiras, 1116 - Centro.
Fones para contato: disque 151 / (66) 3531-1512 / (66) 99998-8585
Fonte: Assessoria da Prefeitura