Registrando uma movimentação de passageiros cada vez maior, o aeroporto regional presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, deve ser remodelado e passará a ter uma cara nova ainda este ano. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (27), pela Centro-Oeste Airports - COA, concessionária responsável pela administração do aeroporto de Sinop, bem como Rondonópolis, Alta Floresta e Cuiabá, em evento realizado na capital mato-grossense.
“Hoje foi uma prestação de contas cobrada por todos os líderes de todos os municípios. Foi feita a apresentação da planta de como vão ficar os aeroportos e o compromisso feito pela concessão é de que sejam entregues, [as obras dos aeroportos], até o final do ano”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, que representou o município na solenidade.
O lançamento das obras vem de encontro com as constantes cobranças feitas pelo Executivo Municipal, como a realizada em janeiro, quando o prefeito Roberto Dorner esteve reunido com a diretoria da concessionária. “Esse anúncio vem de encontro com um preocupação que já tínhamos e uma cobrança que vínhamos intensificando. Somos a quarta maior cidade do Estado, recebemos visitantes e empresários todos os dias e precisamos que todos esses usuários tenham o que há de melhor. Hoje o estacionamento não é suficiente, as áreas de embarque e desembarque não atendem a demanda e precisamos que este cenário mude o quanto antes”, pontuou Dorner.
Conforme exposto no lançamento, o aeroporto sinopense deve ser totalmente remodelado, recebendo um novo e moderno terminal de passageiros ( que deve sair de 1,5 mil metros quadrados para 6 mil quadrados), novo acesso viário, ampliação da pista de pouso e decolagem (deve ir para 2 mil metros) e do pátio de aeronaves, com aumento de capacidade operacional, além de novo estacionamento para veículos, cujos trabalhos já estão sendo executados.
MOVIMENTAÇÃO EM 2022
Em 2022, dados divulgados pela concessionária apontam que 309 mil passageiros passaram pelo aeroporto João Batista Figueiredo, aumento de 78,74% em relação a todo ano de 2021, sendo o maior movimento de passageiros da história do terminal. Os meses de novembro e dezembro foram os períodos com maiores movimentações. Ao todo, foram pouco mais de 2 mil pousos e decolagens durante 2022.
CONCESSÃO
O aeroporto municipal foi inaugurado em 2008 e teve seu contrato de concessão assinado em 2019. A partir de então, passou a ser administrado pela Centro Oeste Airports. Atualmente, conta três companhias operando com voos diários (Latan, Gol e Azul) e regulares para Cuiabá, Viracopos (SP) e Guarulhos (SP), por exemplo.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn