Pelo menos 11 agentes comunitários de saúde de Sinop finalizaram o curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS), promovido pela Assembleia Legislativa e receberam, ontem à noite (06), o diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. A solenidade de formatura foi realizada no auditório do Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso.
O curso, gratuito, foi destinado exclusivamente aos agentes comunitários de saúde que possuem ensino médio completo e que atuam nos municípios mato-grossenses. As inscrições foram abertas ainda em dezembro do ano passado e, as aulas, promovidas neste ano, por meio do ensino a distância.
A grade curricular foi composta por seis módulos obrigatórios (empreendedorismo e empregabilidade; introdução às ciências da saúde; ciências da saúde; assistência em programas de saúde pública; gestão em saúde; e programas de saúde nas populações) e um módulo extra (combate a endemias).
Compõem a relação de formados de Sinop os agentes: Osmilda Pereira da Silva Albuquerque; Rosimar Andrade da Silva; Érica Amância de Campos Fonseca; Audrecimar Aparecida Bonifácio; Jane Aparecida Ferreira Calgaro; Robson Tadeu Altali Ourives; Marcia Aparecida Meneses de Souza; Marinez Ferri Nogueira Rossette; Marcia Regina Moura; Daniane Camargo da Silva Haubert e Valcirlene Valadares dos Santos Demarck.
A secretária de Saúde de Sinop, Daniela Galhardo, e o adjunto da pasta, Sadi de Oliveira, acompanharam o evento. O curso, oferecido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso por meio da Escola do Legislativo, com execução do Instituto Brasil Adentro (IBA), teve participação de agentes de Sinop e cidades da região.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn Foto: Assessoria/Karoline Kuhn