A concessionária Águas de Sinop está conduzindo uma ação chamada “Fumacê” para encontrar e corrigir ligações erradas na rede de esgoto.
O projeto começou em outubro do ano passado nos bairros Jardim Aurora e Daury Riva. Em março, a ação retornou no bairro Monte Carlo e, desde 12 de junho, está em andamento na Cidade Alta. A fiscalização abrangerá oito bairros até novembro, incluindo Araguaia, Belvedere, Kaiabi e Sabrina, onde há “redes secas” não conectadas ao sistema de tratamento de esgoto.
Segundo Moniky Santiago, Coordenadora Regional da Águas de Sinop, o objetivo é alertar os moradores sobre as ligações irregulares. Durante as inspeções, a fumaça é aplicada nos poços de visita. Se a fumaça sair por lugares não apropriados, isso indica uma ligação irregular. “Nossa função é educativa e de alerta ao morador. Informamos sobre a situação e orientamos sobre a regularização”, disse.
O “Fumacê” é uma técnica que usa fumaça não tóxica para identificar onde as redes de águas pluviais estão indevidamente ligadas à rede de esgoto. Essas ligações erradas podem sobrecarregar o sistema de esgoto e prejudicar o meio ambiente.
Moradores com ligações irregulares são notificados e devem corrigir a situação em 10 a 15 dias, sob risco de multa.
Fonte: bomdiamt