Sinop é um município que gera cada vez mais empregos e, pensando na qualificação profissional da população, para atender a demanda local, em 2023 a Prefeitura continua investindo em programas como o Qualifica Sinop, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho.
Um dos exemplos de qualificação técnica é a turma de 19 alunos do curso de assentador de revestimentos cerâmicos, que está tendo aulas práticas na residência de José de Jesus Cunha. Seu José, que conseguiu ter a planta e o alvará da sua casa de forma gratuita por meio da Lei de Assistência Técnica, agora também pode acompanhar o acabamento da obra sendo realizado pelos alunos do curso. “O serviço aqui está ficando bom, estou gostando e agradecendo a Deus e a vocês todos”, destacou.
Por meio da parceria entre o Qualifica Sinop e a Lei de Assistência Técnica, os alunos aprendem de forma prática em obras de famílias em situação de vulnerabilidade social, que estão inscritas na Lei e são acompanhadas pela pasta de Assistência Social, Trabalho e Habitação. “Nós iniciamos em fevereiro essa parceria com o SENAI. A sugestão foi levar os alunos desses cursos para trabalhar nesses imóveis que estão sendo beneficiados pela Lei de Assistência Técnica. Famílias que já tem alvará, algumas que já construíram e cobriram, mas não tiveram condições de fazer o acabamento”, destacou a coordenadora de Habitação Cristiane Resplandes.
Dos 19 alunos da turma, cinco são mulheres, uma delas é Laura Beatriz Jara Laugo, que tem 40 anos e é mãe de dois filhos. Depois de perder o marido, Laura começou a trabalhar como doméstica para sustentar a família e arcar com as despesas da casa, agora, com os filhos crescidos, ela busca se qualificar e ser mais independente. “Comprei uma chácara pequena e estou construindo, mas não tenho como pagar um profissional, porque custa muito, então me inscrevi para fazer esse curso, estou gostando e aprendendo muito, garantindo que eu possa fazer pelo menos o piso”, disse.
Laura relatou ainda que já se inscreveu no curso de construtor de alvenaria e deixou um recado para outras mulheres que desejam se qualificar profissionalmente e entrar para o mercado de trabalho. “Sai da zona de conforto e vai na frente mulher, nunca se sabe lá na frente o que pode acontecer com nossos maridos ou com a gente que está sustentando a casa”, acrescentou.
José Claudemir de Oliveira também está entre os alunos do curso de assentamento cerâmico e, para ele, a qualificação profissional tem sido uma oportunidade para se aperfeiçoar mais a cada dia. “É uma experiência nova, numa área que eu conheço pouco, estou buscando mais conhecimento para trabalhar para mim mesmo. Era um trabalho praticamente desconhecido, então tudo é novidade, o que aprendemos vem de bom grado. Tem espaço para todos nessa área, é só buscar qualificação para entrar no ramo”, afirmou.
Neste mês de março, o programa Qualifica Sinop está com vagas abertas para novas turmas nos cursos de instalador hidráulico, montador e reparador de computadores e operador de empilhadeira, o curso de construtor de alvenaria já está com turma fechada, são 26 alunos matriculados, mas o cadastro reserva segue aberto.
Em abril começam as novas turmas de assentador de revestimento cerâmico e pintor de obras imobiliárias. Os cursos serão ministrados no Senai e na sede da Organização Multifuncional de Desenvolvimento e Auxílio Social (Omdas).
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Mylene Dias