A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) recebeu, nesta quinta-feira (09), alunos e servidores da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop que se mobilizaram e contribuíram com os estoques de bolsas da Unidade. A ação, que partiu da própria equipe educacional, continua nesta sexta-feira (10).
As mobilizações feitas por instituições de ensino, empresas e comunidade contribuem na manutenção dos estoques da UCT de Sinop. As doações são destinadas, por exemplo, aos tratamentos de pacientes que passaram por cirurgias, pacientes hematológicos ou oncológicos, vítimas de acidentes, entre outros.
A UCT funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h. Para doar, é necessário que o munícipe siga algumas orientações, como: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 60 anos (menores de 18 anos só podem doar acompanhados do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (com no mínimo 6 horas de sono); estar alimentado, evitando produtos gordurosos e muito doces; não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação e, também, apresentar documento com foto, cartão SUS e endereço com CEP.
As pessoas que contraíram a infecção por Covid-19, também podem doar, mas, somente a partir do 30º dia após o fim dos sintomas em casos leves ou quando assintomáticos. Nos casos de infecção grave, que resultaram em internação, a recomendação é que as doações ocorram 90 dias após recuperação. Já em relação aos vacinados contra Covid-19, é necessário aguardar sete dias (da primeira ou da segunda dose) para fazer a doação.
VOCÊ SABIA?
A UCT de Sinop completou, em setembro, 20 anos. A unidade, que fica localizada na rua das Amendoeiras, anexa ao Hospital Regional, tem cerca de 20 mil doadores cadastrados e, neste período de funcionamento, já recebeu aproximadamente 60 mil doações.
Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo retirado é de 450 ml. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Homens podem doar até quatro vezes ao ano (de 2 em 2 meses) e, mulheres, até três doações (de 3 em 3 meses).
Ligue e saiba mais: (66) 3531-7325 e (66) 9 9292-2634.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn Foto: SECITEC