A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e selo Ouro de Boas Práticas Rumo a Eliminação da Sífilis Congênita, concedidas ao município pelo Governo Federal, seguem rendendo frutos à Prefeitura de Sinop. Nesta semana o município ganhou, da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), dois computadores equipados para a promoção de capacitações aos profissionais de saúde da rede pública de saúde.
“A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na data de ontem (09), em Cuiabá, da SES, dois computadores com webcam que são resultados da premiação que recebemos em Brasília. Esses computadores serão destinados a capacitações. Um vai ficar na Secretaria Municipal de Saúde, onde fazemos capacitações dos profissionais e o outro será destinado ao SAE, que é o Serviço de Atendimento Especializado do município”, explicou a secretária da pasta, Daniela Galhardo.
CERTIFICAÇÃO E SELO OURO
A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e selo Ouro de Boas Práticas Rumo a Eliminação da Sífilis Congênita foram concedidas ao município pelo Governo Federal em evento realizado em dezembro, pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, na fundação Oswaldo Cruz, em Brasília (DF).
A certificação foi concedida aos municípios que atingiram a meta de eliminação da transmissão de HIV e/ou sífilis como problema de saúde pública. Ao todo, foram contemplados 43 municípios, sendo 28 por eliminação do HIV, incluindo 3 recertificações. Sinop foi o único município mato-grossense a receber o selo Ouro.
A certificação é uma estratégia do Ministério da Saúde em parceria com Estados e municípios para fortalecer a gestão e a rede de atenção do SUS, aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes, parcerias sexuais e crianças, além da qualificação da vigilância epidemiológica.
PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DE IST’S
A identificação de infecções sexualmente transmissíveis pode ser feita gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde de Sinop. Em caso de resultados positivos, os pacientes recebem de imediato as orientações necessárias para o início do tratamento, que também é ofertado pelo Sistema Único de Saúde.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn