A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop aderiu à campanha estadual de destinação ao Fundo da Infância e Adolescente (FIA) e Fundo do Idoso, lançado pela Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM) em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do estado de Mato Grosso (CRC-MT) e com a Receita Federal. O objetivo é incentivar a arrecadação aos fundos através do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).
Scheila Pedroso, secretária de Assistência Social de Sinop e também presidente da APDM destaca a importância da campanha que contribui de forma significativa para as ações voltadas às crianças, adolescentes e idosos.
“O Fundo da Infância e Adolescência (FIA) é público e ajuda financiar projetos na atuação e na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, e da mesma forma, o Fundo do Idoso visa a garantia de direitos da pessoa idosa, conforme determina o Estatuto do Idoso, e são gerenciados pelos Conselhos de Direitos do Idoso de cada estado ou município, ou pelo nacional”, explicou Scheila.
A gestora reforçou, durante o discurso, que Mato Grosso tem potencial de arrecadar, este ano, até R$ 70 milhões nas doações dos 3%, conforme fonte da Confederação Nacional dos Municípios. Destacou ainda que no ano passado [2020] a confederação arrecadou, com a campanha, pouco mais de R$ 2,7 milhões, “muito pouco em relação ao total”, complementou.
O lançamento oficial da campanha aconteceu na última terça-feira (23), com a participação remota de quase 800 pessoas. Na live transmitida pelo youtube, o auditor da Receita Federal, Yuiti Shimada, explicou o passo a passo para que qualquer pessoa possa fazer a doação por parte do imposto de renda e esclareceu o quanto os municípios ganham com a ação, resultando em inúmeros benefícios para os que dependem de ajuda.
Durante o evento foi dirigido um pedido especial aos profissionais de contabilidade de todos os municípios de Mato Grosso, para que quando fizerem a declaração do imposto de renda de seu cliente, o oriente a destinar para esta importante ação.
Entre os participantes do evento, estavam os presidentes da Federação de Bairros do Estado de Mato Grosso (Femab), Walter Arruda, da Associação Matogrossense Ciências Contábeis (Amaci), Ivan Echeveria, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Francisco Delmondes Bentinho, a assessora Especial da Presidência da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM/MT), contadora Waldna Fraga, da Associação de Mulheres de Negócio de Cuiabá (BPW), Zilda Zompero.
Também prestigiaram e apoiaram o evento a vice-presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB-MT, Dra Aline Cristina Maehller, presidente da Comissão dos Direitos dos Idosos da OAB–MT, Dr. Isandir Rezende, e o coordenador Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Elias Dib Caddah Neto.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Roneir Corrêa