A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, realizou a entrega de eletrodomésticos para o Centro de Atendimento Socioeducativo de Sinop (CASE), junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Foram doados 3 aparelhos de ar condicionado, 2 bebedouros industriais, além de 3 televisores. Todos adquiridos com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência, que visa financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
“A nossa ideia não é apenas proporcionar a melhoria de vida aqui no Centro Socioeducativo, mas trabalhar com os meninos para que não cheguem até essa situação. Nós trabalhamos isso nos CRAS, no Sine, que vem desenvolvendo um trabalho forte na qualificação de adolescentes. Buscamos formar o adolescente para a vida e evitar que eles venham para o Socioeducativo, mas a partir do momento em que ele está aqui, é obrigação nossa cuidar e fazer com que tenham uma nova perspectiva de vida”, destacou Scheila Pedroso durante a entrega simbólica dos equipamentos.
De acordo com a vice-presidente do CMDCA, Márcia Veras, os equipamentos doados serão utilizados para proporcionar mais conforto e qualidade de vida aos internos. “O Conselho Municipal entregou esses equipamentos buscando uma melhoria na sala de convivência, na sala de aula desses adolescentes, uma melhoria como um todo! Para dar melhores condições de ressocialização, e para que eles tenham uma real possibilidade de serem ressocializados e voltar para a sociedade com um futuro diferente”, afirmou.
Representando o Ministério Público do Estado, o promotor de justiça, Nilton Padovan, também falou sobre a importância em oferecer um lugar adequado e que promova a ressocialização. “Nosso objetivo é sempre trabalhar com esses adolescentes no intuito de que eles voltem para a sociedade da melhor maneira possível, com dignidade, com respeito, como cidadãos de bem, trabalhadores e pais de família. Todos nós que atuamos nessa área buscamos esse indicador”, pontuou.
FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
O FIA aplica os recursos principalmente em programas de Proteção Especial à criança e ao adolescente expostos à situação de risco pessoal e social e, excepcionalmente, a projetos de assistência social para crianças e adolescentes.
Os contribuintes podem fazer doações para o Fundo para Infância e Adolescência - FIA direto da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Ana Paula dos Santos