• Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024
  • 22:40h
22 de Maio de 2022

Assistência Social intensifica Serviço de Abordagem durante frente fria

Assistência Social intensifica Serviço de Abordagem durante frente fria

Com a chegada da frente fria em Sinop, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação intensificou as ações do Serviço de Abordagem Social do CREAS. Desde a última terça-feira (17), dia em que as temperaturas baixaram no município, o serviço que é realizado diariamente no período matutino e vespertino, passou também a ser realizado a noite.

O Serviço de Abordagem Social é um serviço do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e tem como finalidade assegurar atendimento especializado para o apoio, orientação e acompanhamento às pessoas em situação de rua. As equipes abordam esses indivíduos com o objetivo de convencê-los a aceitarem o acolhimento. Quando a resposta é positiva, a pessoa em situação de rua é levada para a Casa de Passagem, um abrigo institucional da Prefeitura, onde é possível contar com higienização, alimentação, roupas, local adequado para dormir, além de encaminhamentos para os serviços médicos, mercado de trabalho, além da recuperação dos vínculos familiares.

“Nós ofertamos o serviço, mas a adesão é voluntária, ou seja, depende que a pessoa aceite ou não. Nós enquanto Assistência Social, mas mesmo que eles não aceitem, é nossa obrigação cuidar. Por isso, com o frio, nós também oferecemos cobertores para proteger aqueles que optam por continuar nas ruas”, explica a primeira-dama e secretária da pasta, Scheila Pedroso. 

Durante essa semana, foram entregues ao público em situação de rua mais de 20 cobertores, e entre as 25 pessoas abordadas, 04 delas aceitaram acolhimento e foram encaminhadas para a Casa de Passagem.

Nos próximos dias, mais 600 cobertores do Programa Aconchego, realizado pelo Governo do Estado, devem chegar ao município de Sinop!

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Ana Paula dos Santos