Os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, desenvolvidos por toda a equipe do Centro de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, receberam elogios e agradecimentos por parte da associação de moradores do residencial Aquarela Brasil, em Sinop. A localidade recebeu por duas vezes, ao final do ano passado, os agentes durante as ações do mutirão de combate à dengue.
Em ofício direcionado ao setor, a associação pontua a importância da realização dos mutirões. “Sabemos que o combate ao mosquito é uma ação contínua, contudo, ações concretas como essa, contribuem para a conscientização das famílias no sentido de eliminar possíveis focos do mosquito nas residências e no bairro, mitigando os riscos e reduzindo o número de casos de dengue”, destaca a associação, em um trecho do documento. Além dos trabalhos dos agentes, a parceria da Secretaria de Obras também é destacada.
Para a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, o retorno motiva toda a equipe em buscar a melhoria diária nos serviços em saúde, prestados à população. “Ficamos felizes pelo reconhecimento dos trabalhos prestados por nossa equipe. É um sinal que estamos no caminho certo, oferecendo um serviço de qualidade aos nossos sinopenses, conforme o desejo e preocupação do nosso prefeito Roberto Dorner”.
Os trabalhos de combate ao mosquito, que transmite além da Dengue, doenças como Zika e Chikungunya, são diários e feitos em todo o município. Somente nas primeiras semanas do ano, pelo menos 13 bairros foram visitados pelos agentes. Já mais recentemente, foram desempenhadas ações específicas também nos bairros Jardim das Orquídeas, Jardim América e Jardim Boa Vista, além de vistoria no Cemitério Municipal, por exemplo.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o combate à dengue deve ser feito todos os dias e, para isto, conta com o apoio da população na manutenção de limpeza nos quintais, calhas, vasos de plantas, eliminação de depósitos que acumulem água, entre outros.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn Foto: Assessoria/Arquivo