O novo Plano de Saneamento Básico de Sinop foi apresentado nessa tarde de ontem (24) para a comunidade, em audiência pública, realizada no plenário da Câmara de Vereadores. Estiveram participando representantes do executivo municipal, legislativo, entidades e comunidade em geral, que receberam a apresentação detalhada do plano e puderam participar ativamente com contribuições. O Plano Municipal de Saneamento Básico é a ferramenta fundamental do município para planejar e garantir a prestação dos serviços de água, esgoto, resíduos e drenagem à população. A participação social no processo de elaboração é essencial para que as metas estabelecidas estejam de acordo com as necessidades sociais e ambientais do município.
A Secretária de Meio Ambiente, Ivete Malmann, presidiu a mesa da audiência e explicou sobre a importância do processo de elaboração. “Importante dizer que serão abordados os eixos de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem. O novo marco do saneamento legal estabelece que deverá ocorrer a universalização dos serviços públicos e essa é uma discussão que será contemplada no plano de saneamento. Precisamos olhar para o futuro. Fizemos uma análise de até onde caminhamos e para onde vamos”.
A secretária também explicou que nos próximos dias será finalizada a parte técnica, com a compilação de todos os dados, sugestões e contribuições, para que possa ser encaminhado para o legislativo, que deve seguir os prazos regimentais para votação e aprovação. “Após o processo legislativo, o plano estará vigente, para que possamos proceder com algumas ações imediatas ou contínuas e outras que demandam ações orçamentárias ou alinhamentos com os governos Federal e Estadual”, finalizou.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, agradeceu a todos os presentes e aos envolvidos pela parceria. “Nossa gestão assumiu o compromisso de rever todos os planos que compõem o desenvolvimento de nossa cidade, de forma correta e ordenada, por isso, estamos aqui, atualizando o plano de Saneamento Básico, o que já deveria ter sido feito. Importante lembrar que através desta atualização conseguiremos cobrar por serviços de qualidade a nossa comunidade.
O plano desatualizado, impossibilita o trabalho da prefeitura, e prejudica diretamente a população de Sinop, que sofre, com serviços maus prestados”, frisou.
Camillo Fraga, Representante do Consórcio de Gestão Sinop, que atuou na elaboração do plano, também agradeceu pela parceria e pela consolidação do novo Plano. “Pra nos é um momento de satisfação. A cada projeto novo, um aprendizado diferente. Começou a algum tempo essa construção do plano, foram feitos apontamentos, sugestões de melhorias e chegamos aqui nessa etapa, com um plano muito robusto. Nós temos um documento com capacidade e necessário, para o planejamento do município nos próximos anos. Foram muitos profissionais envolvidos, com equipe multidisciplinar, até chegar nessa etapa que estamos”, ponderou.
O Plano de Saneamento foi apresentado pelo especialista em saneamento e representante do Consórcio de Gestão Sinop, Frederico Vasconcelos. Também foram abertas possibilidades de questionamentos, sugestões e posicionamentos dos presentes sobre a apresentação do plano. As contribuições poderão servir de subsídio ao aprimoramento da proposta.
Estavam presentes no dispositivo de honra, o Prefeito de Sinop, Roberto Dorner; vereador Lucinei; Secretária de Governo, Faira Strapazzon; Procurador Geral do Município, Ivan Scheneider; Secretária de Meio Ambiente, Ivete Malmann; Presidente da UNESIN, Carlos Henrique da Fonseca; Diretor da Ager, Márcia Lopes; Diretor da Prodeurbs, Waldomiro Theodoro e Secretária de Saúde, Daniela Galhardo. No auditório também estavam presentes demais secretários e diretores municipais, além de representantes de entidades e da sociedade civil.
A consulta popular ao Plano, para que a comunidade possa participar ativamente do processo, oferecendo sugestões de melhorias, dentro do que abrange o plano, para as necessidades de seu bairro, permanece aberta até amanhã (25). A consulta está disponível no https://www.planodesaneamentosinop.com.br/
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Everton Medeiros