O município de Sinop, apoiado na Política Nacional de Saneamento Básico (lei federal 11.445/07), realizou nesta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Sinop, a Audiência Pública para debater o Plano de Modelagem dos serviços de limpeza urbana e de gestão de resíduos sólidos urbanos do município. Por meio da Parceria Público-Privada Administrativa dos serviços, a cidade de Sinop garantirá mais saneamento, qualidade de vida e atrairá investimentos importantes para o desenvolvimento da cidade. Entre as propostas estão a coleta seletiva, instalação de ecopontos para coleta, além da destinação correta de resíduos e reciclagem.
“O grande objetivo é uma cidade mais bonita e organizada. Nesse estudo feito e apresentado hoje, demonstra a necessidade de termos um transbordo, para dar uma destinação correta e legal aos resíduos, além de outras importantes iniciativas. Vamos fazer tudo conforme as exigências da legislação, respeitando os prazos, a participação popular, as respostas e as análises. O plano ainda propõe coleta de grama, poda de árvores, ecopontos e coleta de papelão, ferro, entre outros itens que poderão ser vendidos para agregar valor e trazer economia para o município”, disse o Secretário de Obras, Remídio Kuntz.
"Esse plano já estamos tratando há bastante tempo, para cumprir as exigências legais e cobranças do Ministério Público e da justiça. Estamos colocando esse estudo à discussão da sociedade, que poderá dar sugestões e contribuições, até o dia 14 de abril. É um estudo da modelagem do lixo e da limpeza da cidade, e isso tudo será englobado dentro desse projeto, para trazermos melhorias para a comunidade e mais eficiência nesses serviços”, afirmou o prefeito de Sinop, Roberto Dorner.
Entre as conclusões do estudo, ficou demonstrado que o município é atendido 100% com a coleta domiciliar, porém não existe coleta seletiva. Dessa forma, se propõe a implantação de Pontos de entrega Voluntária (Ecopontos); Implantação de estação de transbordo e implantação de Central de Tratamento de Resíduos Sólidos. O plano propõe ainda mecanizar a varrição e capina, para aumentar a eficiência dos serviços, além de triturar os galhos e podas, para aproveitamento na compostagem e reduzir a disposição final desses resíduos. O estudo ainda demonstra a necessidade de ofertar apoio à educação ambiental, capacitação de agentes públicos e apoio comunitário.
O assunto também está disponível para consulta pública e participação da população, até o dia 14 de abril, por meio de acesso pelo site da prefeitura, clicando no banner na parte superior direita do portal ou CLIQUE AQUI. No endereço, é possível encaminhar contribuições, acessar o edital e demais documentos. O plano será um importante instrumento de planejamento estratégico, que contempla diretrizes e ações para a gestão adequada e sustentável dos resíduos sólidos.
As próximas etapas, após a Audiência Pública realizada ontem, serão: a compilação e sistematização das contribuições da sociedade; publicação do edital de licitação e seus anexos e apoio à licitação até a assinatura do contrato.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Everton Medeiros