A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano realizou, em setembro, 114 ações de educação no trânsito, como palestras, blitz educativas, pontos-base e outras. O mês foi marcado ainda pela Semana Nacional de Trânsito 2022, que contou com uma intensificação das atividades, com objetivo de conscientizar e mudar o comportamento dos condutores.
Os trabalhos contaram com apoio da Guarda Civil Municipal, através do Departamento de Educação para o Trânsito. Foram realizadas cinco palestras em empresas sobre educação no trânsito e outras três em escolas. Ainda consta no relatório, 22 pontos-base em locais com fluxo intenso.
“Foi um mês intenso na nossa secretaria, com intensificação das atividades. Agora, vamos continuar com essas ações, que já são executadas diariamente pelo nosso Departamento de Educação e Guarda Civil. As orientações e fiscalizações são constantes em nosso município, seguindo pedido do prefeito Roberto Dorner, que seja proporcionada maior segurança no trânsito”, disse o gestor da pasta, major Rodrigo Varela.
Em setembro, também foram realizadas 31 rondas escolares, bem como ações de apoio a outros órgãos ou entidades, blitz sobre educação e segurança no trânsito, orientações verbais, dentre outros trabalhos.
Departamento de Educação
O Departamento de Educação para o Trânsito da secretaria é composto por dois agentes da GCM e dois Assistentes administrativos, que tem a função de orientar, educar e fiscalizar o trânsito no município, além palestrar nas escolas, empresas, realizar blitz educativas e outras atividades.
Conta ainda com projetos com objetivo de evitar acidentes e mortes no trânsito, dentre eles Agente Palestrante nas Empresas, Criança Segura no Trânsito, Projeto ROMPE – Rondas Preventivas nas Escolas, Projeto Cidadão Consciente, Trânsito sem Acidente e outros.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Luan Cordeiro