Representando a Câmara Municipal de Sinop, o presidente da Casa, Paulinho Abreu (Republicanos) e o vereador Elbio Volkweis (Podemos), participaram nesta quinta-feira (09.05), da Audiência Pública que debateu a viabilidade da duplicação da BR 163 de Sinop até a divisa com o estado do Pará.
O contrato de concessão atual com a Via Brasil, que termina em 2032, não prevê a duplicação neste trecho. Presentes no evento, autoridades políticas e institucionais, bancada federal de MT, representantes do governo do Estado, da ANTT, senadores e população em geral, enfatizaram a importância do atual contrato ser revisto e que seja acrescentado ao documento (ou a um novo contrato) a duplicação até a divisa com o Pará.
Paulinho Abreu ressaltou a importância da audiência e a união dos municípios e Estado para que esta reivindicação se torne realidade o mais breve possível.
“Esperamos que essa alteração em contrato seja realizada o mais rápido possível para que a duplicação aconteça também neste trecho, que hoje é um dos mais violentos do Brasil com relação ao número de vítimas fatais em acidentes ocorridos na rodovia, além da mesma ser uma via de escoamento de safra aqui da região norte do Mato Grosso e do sul do Pará. Estamos endossando esta luta e representando o município de Sinop neste momento tão importante”, acrescenta o presidente do legislativo municipal.
O trecho é um dos principais corredores de escoamento da produção mato-grossense até os portos do Arco Norte, fato que incide diretamente no aumento do número de carretas e caminhões trafegando diariamente na rodovia. Aos municípios da região Norte de Mato Grosso somam-se os da parte sul do Pará que lutam pela implementação da estrutura.
Elbio Volkweis destaca que devido ao elevado número de acidentes registrados diariamente, o percurso também tem sido chamado, infelizmente, de o novo corredor da morte da BR 163.
“Cerca de 80% dos nossos produtos passam por aqui para seguirem até Miritituba, ou seja, o movimento de veículos de carga circulando é muito intenso, além dos veículos menores. Isso virou um grande gargalo, é um trecho, praticamente, intrafegável em termos de segurança viária. De Sinop a Guarantã [do Norte] se gasta cerca de 3h30min, dentro de um trânsito absurdo. É preciso fazer um novo contrato? Sim, com melhorias, ampliações e a duplicação. A união faz a força. Se todos nós nos engajarmos sobre isso, vai dar certo e vai ser realizado”, complementa o vereador.
A audiência foi promovida pelo deputado Diego Guimarães (Republicanos), que lançou ainda um abaixo-assinado online, possibilitando que as pessoas que não puderam participar do evento assinem o documento em favor da duplicação. O formulário está disponível por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScFUO27WyMAqaOEzIii9yjtQNDe2Me2Qpcsk4MD1uUvauVY0w/viewform.
Fonte: Assessoria Câmara Municipal
Autor: Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal