A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, realizou na manhã de ontem sábado (20), uma caminhada de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. As mais de 500 pessoas que participaram da ação, percorreram a Avenida Júlio Campos distribuindo panfletos com informações sobre a Campanha, e orientando a população sobre as diferentes formas de violência e os canais para denúncia.
“Esse foi um momento de promover a conscientização e também de falar dos nossos serviços. A gestão Roberto Dorner é amiga das mulheres, por isso também somos referência no combate à violência contra a mulher no estado. Temos uma Rede de Enfrentamento estruturada, temos a Delegacia Especializada da Mulher, um Conselho Municipal atuante, o CREAS que presta todo o serviço de acolhimento, apoio psicossocial e jurídico às vítimas, os CRAS que trabalham a prevenção da violação de direitos, além das Secretarias de Saúde e Educação que estão preparadas para receber denúncias e realizar o atendimento às vítimas”, destacou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.
Durante a caminhada, o Prefeito Roberto Dorner reforçou o posicionamento da gestão, destacando a criação da Lei n° 3012/2021. “Essa gestão não aceita violência contra a mulher. No final de 2021 sancionamos uma Lei Municipal que não permite a nomeação de agressores condenados pela Lei Federal Maria da Penha. Isso mostra que não compactuamos com os agressores e que trabalharemos cada vez mais para que sejam punidos pelos seus atos”, reforçou.
O grande destaque da caminhada foi a presença do Ônibus Lilás, uma unidade móvel da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, preparada para atender gratuitamente mulheres vítimas de todos os tipos de violência. O ônibus realizou todo o percurso da ação e ao final foi posicionado na Praça da Bíblia, onde ficou a disposição da população com a oferta de serviços como orientação psicossocial e jurídica, e encaminhamentos para os serviços da Assistência Social e da Saúde.
O mês de agosto foi escolhido para representar a luta pelo fim da violência contra a mulher, em referência a Lei Federal Maria da Penha (nº 11.340/2006), sancionada no mês de agosto. Este ano a Lei completou 16 anos.
A cor lilás, escolhida para simbolizar a Campanha, é resultado da junção entre as cores rosa e azul, representando a igualdade.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Ana Paula dos Santos