A campanha de vacinação contra poliomielite está em andamento e, até o momento, 2,5 mil doses do imunizante foram aplicadas nas crianças sinopenses. O número ainda não é o ideal e, por isto, a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, reforça a importância aos pais e responsáveis em vacinar as crianças menores de 05 anos (ou seja, com até 04 anos, 11 meses e 29 dias). “A vacina da poliomielite previne contra a paralisia infantil. A gente sabe que é uma doença erradicada, mas, para continuar assim, é importante a prevenção. Então, pedimos a ajuda dos pais, porque, quando você vacina seu filho, você está prevenindo de possíveis doenças”, destacou.
De segunda a sexta-feira, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): Sebastião de Matos, São Francisco, São Cristóvão, Ibirapuera, Nações, Oliveiras, Maria Vindilina 2, Gente Feliz, Camping Club e Boa Esperança e, nos Centros Integrados de Atendimentos (CIA) André Maggi e Jacarandás. “As unidades de saúde continuam abertas durante a semana e vamos continuar as ações para que possamos alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de cobertura de 95%”, disse.
A poliomielite é uma doença contagiosa, que pode ser transmitida por contato ou por objetos, alimentos ou água contaminada e, em casos graves, podem resultar em paralisia. A campanha segue até dia 9 de setembro. A meta no município é a imunização de 10,3 mil crianças.
Paralelo a campanha contra poliomielite, está em andamento a campanha de multivacinação, que consiste na atualização do cartão de vacinas de crianças e adolescentes (14 anos 11 meses e 29 dias). Para vacinar, é importante que os pais ou responsáveis apresentem os documentos pessoais da criança, cartão SUS, bem como o cartão de vacinação.
PARCERIA
Para ampliar a cobertura vacinal contra poliomielite em Sinop, a Secretaria de Saúde fechou uma parceria com as clínicas privadas de vacinação. Nesta parceria, o município disponibiliza os imunizantes e as clínicas fazem aplicação GRATUITA nas crianças que compõem a faixa etária.
Confira abaixo as clínicas parceiras:
Saúde Livre Vacinas - unidade shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h.
Saúde Livre Vacinas - unidade Clínica Humana: de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Imunno Vacinas – de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30; aos sábados, das 8h às 12h.
Verd Medical – de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 08h às 12h.
Vacin Vida - de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30; aos sábados, das 8h às 12h.
COMO FUNCIONA A VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE? (Fonte: Ministério da Saúde)
Na campanha de vacinação, as crianças de 1 a 4 anos devem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), conhecida também como gotinha, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema primário, aplicado aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida da criança.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn