Sempre na qualidade do atendimento e no bem-estar dos pacientes que utilizam a saúde pública municipal, a Secretaria de Saúde tem investido em capacitação profissional e treinamentos voltados para um atendimento mais humanizado para a população de Sinop. Esta prática abrange desde a Rede de Atenção Primária [ou seja, as Unidades Básicas de Saúde que é onde a população deve iniciar o cuidado e a assistência com a saúde] e vai até as Unidades de Pronto Atendimento [UPA André Maggi e Policlínica Menino Jesus].
Esta semana, foi a vez dos profissionais que atuam nas 25 UBS’s do município iniciarem a capacitação. A temática é voltada para a condução de pré-natal de baixo e alto risco, onde, pelo menos 48 médicos, poderão ampliar o conhecimento profissional para diminuir óbitos infantis e maternos através de um pré-natal de maior eficácia, detectando e corrigindo deficiência, bem como evitando problemas de saúde do bebê, ainda, durante o período gestacional.
“A atenção de qualidade ao pré-natal, é uma das principais estratégias para promover o desenvolvimento saudável do feto, prevenir e detectar precocemente agravos maternos e fetais, contribuindo desta forma com a redução dos riscos de complicações durante a gestação, o parto e o puerpério. Por isso a importância dessas capacitações ofertadas aos médicos”, ressaltou a coordenadora da saúde da mulher, Dayane de Souza.
O clínico geral e especialista em saúde da família, Fernani Colcente, apontou a relevância das capacitações. “Nós somos a porta de entrada para o SUS. Então, estar sempre atualizado, com certeza agrega e ajuda demais a população. O médico tem que estar em constante atualização dos protocolos de atendimentos para melhorar a atuação e, consequentemente, é melhor para a população”, enfatizou.
Juliana Aguiar Ledur, médica de família, que também esteve no treinamento, também ressaltou a importância de estar em constante aprendizado. “É muito importante para nossa profissão que a gente esteja, sempre, super bem atualizado dos novos tratamentos. Como a Prefeitura de Sinop vem investindo muito na educação permanente, o médico, sempre, está passando por atualização. Temos que estar atentos às mudanças de protocolos mundiais da saúde e, como médica da UBS, tenho que me manter atualizada para qualquer complexidade dos pacientes”, frisou.
A secretária de Saúde, Daniela Galhardo, destaca que na UPA André Maggi e na Policlínica do Menino Jesus, que são unidades com atendimento porta aberta para urgências e emergências, foi implantado um Núcleo de Educação Permanente (NEP) e que o objetivo deste núcleo é proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, por meio de novos conhecimentos, técnicas e processos de trabalho, capacitando, desta forma, os profissionais da saúde para a execução adequada de tarefas e colaboração em equipe multiprofissional.
A secretária destaca, ainda, que entre UPA e Policlínica, são 71 médicos de diversas especialidades que trabalham em escala de plantão e que nos últimos meses, os médicos, enfermeiros e técnicos que fazem parte do atendimento de urgência e emergência, já passaram por vários treinamentos dentro das suas especialidades.
Ela revela que todo esse investimento em capacitação humana são mudanças necessárias para melhorar e contribuir com a saúde dos munícipes e finaliza dizendo que: “as ações fazem parte da política de gestão do prefeito Roberto Dorner, que preza pela qualidade no atendimento. Trabalhar a capacitação dos servidores da saúde é de extrema necessidade, e estamos muito empenhados em proporcionar, aos servidores, temas que envolvem empatia, cordialidade, paciência e vários outros assuntos essenciais para prestar um atendimento melhor e mais humanizado para os pacientes que buscam e dependem da saúde pública do município”.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Daiane Stela