A Câmara de Dirigente Lojistas realizou coletiva agora há pouco, com o delegado de polícia, Hugo Ângelo Reck de Mendonça.
A CDL foi acionada pelos associados para interferir junto às forças policiais, para que intensifiquem as investigações em relação ao aumento de ligações anônimas ameaçando empresários e colaboradores em Sinop.
Este tipo de 'terror' tem causado uma sensação de insegurança e a entidade pede para que, uma apuração dos casos seja feita com mais rigor.
“A CDL foi procurada nos últimos dias por mais de 10 empresários, que receberam as ligações. Os chamados não têm identificação do número e o teor das ameaças vão desde morte a depredação dos estabelecimentos. Os bandidos pedem o pagamento de dinheiro como forma de garantir a segurança e, em caso não pagamento, dizem que agirão como represália", justificou a gerente da CDL, Vanusa Ires.
De acordo com o delegado, a orientação é para que os empresários não façam depósitos de dinheiro e procurem a polícia para registrar a ocorrência. Hugo informou ainda que existem muitos casos já constatados pela PC, não só em Sinop, mas em todo estado. Ele não acredita que sejam facções, mas pessoas se passando por integrantes delas, para causar maior medo às vítimas. “É uma modalidade de crime de extorsão. O perfil dessas pessoas que cometem este tipo de delito é de uma organização buscando dados das vítimas, principalmente nas mídias. De posse das informações, eles ligam, falam nomes de familiares, colaboradores, dos estabelecimentos e pedem dinheiro”, explicou.
O delegado disse ainda que as manobras do mundo do crime vêm crescendo com a venda de veículos através de páginas na internet com prejuízos financeiros enormes, passando de R$ 100 a 150 mil.
“Uma delegacia especializada já atua nos crimes cibernéticos. A polícia tem atuado bastante, desbaratando essas quadrilhas. Empresas conhecidas na cidade, tem sido vítima. Ao negociar é preciso saber o nome do proprietário do veículo, não deposite todo o valor e nos procure em caso de prejuízos, vá até a delegacia e faça o boletim de ocorrência”, finalizou.
Fonte: CDL SINOP
Autor: Julio Tabile Comunicação CDL