A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio do Centro de Atendimento Empresarial (CAE), está realizando ações conjuntas com o departamento de turismo do município, ofertando a inclusão de empreendedores no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo-MTUR.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, explica que o Centro de Atendimento Empresarial (CAE), está orientando e realizando o cadastro destes prestadores de serviço do turismo. “O prefeito Roberto Dorner tem dado uma grande atenção ao turismo e essa ação beneficia diretamente os empreendedores que tem a oportunidade de cumprir uma exigência para captação de recursos específicos para o setor turístico através de linhas de crédito dos governos estadual e federal. Os nossos agentes do CAE estão preparados para receber todo aquele que pretender investir no setor, orientando e realizando essa solicitação as linhas de crédito disponíveis”.
O cadastro é obrigatório para meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual) e tem como objetivo promover a formalização dos fornecedores de serviços turísticos no Brasil, além de oferecer segurança para o consumidor destes serviços. Os empreendedores conseguem, através do CAE, consultar as linhas de crédito disponíveis. Além de benefícios e vantagens aos cadastrados, o programa permite aos prestadores atuarem legalmente, por meio da emissão do Certificado Cadastur.
A turismóloga da Secretaria, Leidiane Viegas, frisa que o programa é um canal importante para a divulgação dos empreendimentos e destaca ainda que o empreendedor tem diversas vantagens. “O Cadastur é uma importante fonte de consulta para turistas que podem verificar a regularidade do serviço através do portal e muitos empreendedores desconhecem que podem e em alguns casos devem se cadastrar e aproveitar as vantagens que o portal tem a oferecer. A Sedec quer justamente orientar os novos empreendedores que tem atividades ligadas ao turismo sobre as obrigatoriedades, bem como vantagens do cadastro, além das linhas de créditos específicas para o setor que possuem como exigência a inscrição no Cadastur. É um mix de serviços onde o empresário abre, regulariza a sua empresa e tem acesso a linhas de crédito diferenciadas”. frisou.
Para obter o certificado do Cadastur, as empresas precisam atender a alguns critérios especificados pelo Ministério do Turismo. Um fato que proporciona mais confiança e segurança para o turista contar com serviço profissional.
Conheça o Desenvolve turismo
O programa do Governo de Mato Grosso, o Desenvolve MT é um programa de crédito para o empreendedor mato-grossense, que atua para promover o acesso ao crédito voltado às necessidades dos empreendedores . Uma das linhas de crédito do programa é o “Desenvolve Turismo”, que apoia as atividades econômicas relacionadas ao turismo em todo o Estado, oferecendo menores taxas, maiores prazos e carência especial para começar a pagar.
Quem pode se beneficiar?
Pode ser acessado por Microempreendedor Individual (MEI), micro e pequena empresa. A empresa precisa estar sediada em Mato Grosso e ter histórico de 12 meses de faturamento. Para as empresas do trade turístico é necessário o registro no Cadastur.
O que pode ser financiado
• Capital de Giro;
• Máquinas e Equipamentos;
• Obra Civil;
• Transporte.
Prazo de Financiamento
O prazo para pagamento pode ser de até 72 meses e
pode incluir um período de carência de até 24 meses
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Vanessa Kienen