A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, definiu parceria com a Polícia Militar na realização de comboios para o retorno da praia do Cortado, após o Festival de Praia, que será realizado amanhã (07), sábado (10) e domingo (11). O objetivo é garantir a segurança de todos.
Conforme o planejamento desenvolvido pela equipe da Secretaria, os comboios devem sair da praia do Cortado e seguir até o entroncamento com a Estrada Nanci. O número de veículos em cada saída dependerá do fluxo no momento da festa.
Além disso, durante todo o trajeto até o município, haverá pontos-base compostos pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, onde serão feitas barreiras para fiscalização, com realização de testes de alcoolemia (bafômetro).
É importante lembrar que, de acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, é crime “conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência”. A pena pode ser “detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor”.
O Festival de Praia, que amanhã (07) tem como atração principal o show do grupo Sambô, integra o Festeja Sinop, programação em comemoração aos 48 anos do município. Nos três dias de evento, os portões da praia do Cortado serão abertos ao público a partir de 6 horas e fechados às 17 horas.
O Festival de Praia tem como parceiros, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Sema, Polícia Militar, além do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Grupo Machado, Câmara de Vereadores e Sinop Energia.
Além dos comboios, pensando na segurança e bem-estar coletivo, a Prefeitura definiu algumas normas de conduta para o Festival de Praia. Veja quais são:
- O encerramento das atividades e o fechamento dos portões está programado para 17 horas, tanto na quarta-feira, quanto no sábado e domingo (dias 7, 10 e 11, respectivamente).
- Não será permitida a permanência de pessoas e banhistas no local do evento após o encerramento das atividades e fechamento dos portões.
- Não será permitido acampar no bosque ou na praia do Cortado (local onde acontecerá o Festival de Praia).
- Não será permitida a entrada de churrasqueiras ou quaisquer objetos que produzam fogo ou fagulhas. O local é tido como área de preservação da natureza, o que, automaticamente, proíbe qualquer atividade que possa oferecer riscos de incêndio.
- Não será permitido som no local do evento. O local contará com som do palco principal durante todo o dia.
- Não será permitida a entrada de recipiente de vidro, como garrafas de cerveja ou refrigerantes, por exemplo. A população deverá optar por garrafas pet ou latas.
- Será permitida a entrada de alimentos já preparados (cozidos, assados ou fritos) e de bebidas, desde que não esteja, em recipientes de vidro.
- No local haverá pontos de comercialização de alimentos e bebidas, como food trucks.
- Para segurança de todos os participantes e banhistas, bem como cumprimento de normas estabelecidas por forças de segurança do município, serão realizadas revistas pessoais nos portões de acesso.
- Todos os banhistas deverão respeitar os limites demarcados para área de banho e demais orientações da organização e órgãos de segurança.
- As embarcações (barcos, lanchas, motonáuticas) deverão respeitar o limite da margem, a fim de zelar pela segurança e tranquilidade dos banhistas.
- Não será permitido acesso e permanência no local do intervalo dos dias em que não houver atividades do Festival de Praia.
- As forças de segurança (Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil), além de empresa de segurança privada e Conselho Tutelar, estarão presentes para zelar pela segurança de todos e deverão ser obedecidas.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Luan Cordeiro Foto: Assessoria da Prefeitura