Reunido pela primeira vez na última sexta-feira (10), a Comissão Intersetorial do Selo Unicef em Sinop decidiu criar no município o Núcleo de Cidadania de Adolescentes, conhecido como NUCA. Esse núcleo tem como objetivo discutir questões importantes para o desenvolvimento dos jovens, além de implementar ações e levar reivindicações à gestão pública municipal.
De acordo com a articuladora do Selo Unicef em Sinop, Lizandra Rostirolla, o núcleo deve seguir a metodologia do Selo. “Esse núcleo deve ser composto por, no mínimo, 16 adolescentes, contemplando a diversidade de gênero, raça e condição sexual. Por meio dele vamos fomentar a participação cidadã desses jovens”, explicou.
O NUCA é acompanhado por um mobilizador de adolescentes e jovens, que tem o compromisso de garantir que a gestão pública esteja engajada na causa, além de incentivar meninos e meninas a se envolverem nas atividades propostas pelo Selo.
“Nossa ação é realizada em diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), garantindo também que as participações, opiniões e propostas dos adolescentes também estejam alinhadas aos seus direitos”, destacou o mobilizador de adolescentes e jovens, Tárcio Almeida.
Durante a reunião da Comissão Intersetorial, também foi colocado em pauta o 1º Fórum Comunitário, onde se deve chegar a um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes no município, e elencar propostas para atingir os resultados do Selo Unicef. Os adolescentes do NUCA participam desse Fórum e com base nos dados apresentados o Comitê criará o Plano Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Ana Paula dos Santos