• Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024
  • 03:43h
03 de Maio de 2022

Coronel destaca apoio do Prefeito Roberto Dorner em projeto inédito entre bombeiros e prefeitura

Coronel destaca apoio do Prefeito Roberto Dorner em projeto inédito entre bombeiros e prefeitura

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando um treinamento junto ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Sinop, sobre atendimentos de emergência pré-hospitalar. O objetivo é preparar a equipe que irá compor os serviços de resgate básico e avançado em ocorrências, projeto possível a partir de uma parceria entre Prefeitura de Sinop e Comando Regional, inédita em Mato Grosso. 

“Nós só temos que agradecer. Isso que está sendo realizado é inédito no Corpo de Bombeiros aqui do Estado de Mato Grosso. De maneira especial, é um projeto piloto no Comando Regional III. Nós temos que agradecer de maneira incansável o prefeito Roberto Dorner que acreditou no nosso projeto”, destacou o o comandante regional, coronel BM Giovani Eggers.

O projeto consiste na criação de uma central de regulação e da formação de equipes para realização dos atendimentos.  A central, que estará instalada nas dependências do Corpo de Bombeiros, será encarregada de receber a solicitação, fazer a triagem e definir qual das equipes (básica ou avançada) realizará o atendimento. A expectativa, de acordo com o coronel, é que o novo formato de atendimento comece em breve, com lançamento previsto para junho. 

Eggers destaca que o projeto surgiu com objetivo de agregar no serviço que já é executado pelos militares. “O Corpo de Bombeiros já realiza esse tipo de atendimento pré-hospitalar, então, tivemos a ideia de agregar no seguinte sentido: o Corpo de Bombeiros não tinha os profissionais na área da saúde, os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem”, acrescentou. Após projeto elaborado, apresentado e aprovado no Comando Geral, foi feita apresentação à prefeitura de Sinop, que aderiu a ideia.

De acordo com a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, são pelo menos 18 profissionais (sendo 8 técnicos, 5 médicos e 5 enfermeiros) que estão participando do treinamento, iniciado em março na sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar.  “É uma parceria pensando em melhorar os serviços [de saúde] no nosso município”, pontuou a gestora da pasta.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn