O município de Sinop foi premiado, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT) pela boa gestão que vem fazendo na saúde pública do município. Concorrendo com os 141 municípios de Mato Grosso, a cidade de Sinop inscreveu quatro projetos que são desenvolvidos na rede de atenção básica. Desses, um foi premiados em nível estadual e os outros três foram classificados para concorrer em nível nacional, que será disputado com os 5.570 municípios brasileiros. Os vencedores de cada categoria serão revelados, em julho, na cidade de Goiânia / GO.
Dos projetos premiados em Cuiabá, o mais comentado pelos municípios presentes, assim como pelo próprio Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), foi o “Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel”, em que a Prefeitura fez uma parceria com o Corpo de Bombeiros para ofertar médico e enfermeiro para acompanhar os militares, na viatura de resgate, durante as ocorrências de acidentes, estabilizando as vítimas durante o socorro até sua admissão no na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) ou hospital regional.
Além desse [Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel], também foram premiados os projetos Repactuação do COAPES 2021/2026: Qualificando a Integração Ensino, Serviço e Comunidade, Sensibilizar- uma Estratégia de Implantação da PICS e o projeto o Pré Natal Psicológico como Instrumento de Humanização na Gestação de Alto Risco, todos ministrados e voltados para atendimento de pacientes da rede de atenção básica de saúde de Sinop.
Para a secretária de Saúde de Sinop, Daniela Galhardo, a premiação é fruto de união e dedicação coletiva. “Eu quero agradecer o COSEMS sim, por ter nos concedido esse prêmio, mas quero agradecer, principalmente, a todos os servidores da saúde de Sinop que se dedicam e se doam para cuidar das pessoas, dos pacientes do nosso município. Não adiantaria ter bons projetos para a saúde, se não tivéssemos servidores bons e comprometidos”, ressalta ao lembrar que os quatro projetos apresentados, são projetos que deram certo e que estão em execução.
O evento deste ano teve a temática: “POR UMA GESTÃO RESOLUTIVA, INCLUSIVA E TRANSPARENTE”, reafirmando o compromisso e responsabilidade em cuidar da população de forma efetiva. Durante os dias 04, 05 e 06. Em todo o Estado, foram 187 experiências aprovadas, deste total, 105 foram apresentados e 17 aprovados para etapa nacional.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Daiane Stela