Já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Sinop a terceira dose dos imunizantes contra Covid-19 para população de 12 a 17 anos, seguindo a nova recomendação do Ministério da Saúde, cuja nota técnica foi publicada na sexta-feira (27). Anteriormente, a terceira dose (ou dose de reforço) estava liberada apenas para o público adulto, ou seja, acima de 18 anos.
Conforme o documento, a dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Se houver indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.
Para vacinar, o menor precisa estar acompanhado por algum responsável legal e é importante, também, a apresentação dos documentos pessoais, o cartão de vacinação e o cartão SUS.
Confira os locais de vacinação contra Covid-19 de segunda à sexta-feira em Sinop:
VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 - (12 anos ou mais)
De segunda à sexta-feira - das 7h às 17h30
CIA Jacarandás
CIA Umuarama
CIA André Maggi
De segunda à sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30:
UBS Palmeiras
UBS Primaveras
UBS São Francisco
UBS Nações
UBS Oliveiras
UBS Camping Club
UBS Alto da Glória
UBS Gente Feliz
UBS São Cristóvão
UBS Ibirapuera
UBS Maria Vindilina II
QUEM PODE RECEBER A VACINA CONTRA COVID-19?
1ª e 2ª doses: crianças com 05 anos ou mais e adultos.
3ª dose (ou dose de reforço): disponível para pessoas com 12 anos ou mais.
4ª dose: disponível para idosos com 60 anos ou mais e, também, para pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos.
Compõe o grupo de imunocomprometidos: pessoas com imunodeficiência primária grave; em quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn