• Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024
  • 16:30h
18 de Fevereiro de 2023

CRAS Menino Jesus recebe orientação sobre produção orgânica para cultivo na Horta Comunitária

CRAS Menino Jesus recebe orientação sobre produção orgânica para cultivo na Horta Comunitária

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Menino Jesus, recebeu nesta sexta-feira (17), a equipe da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), para uma orientação de manejo e cultivo da Horta Comunitária implantada no ano passado na unidade. Com a palestra “Introdução a Agroecologia e Produção Orgânica”, o engenheiro agrônomo da Empaer, Rogério Leschewitz, orientou a equipe do CRAS e as famílias atendidas pela unidade, além de demonstrar o correto funcionamento e formação dos canteiros agroecológicos.

O projeto da Horta Comunitária é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que disponibiliza uma equipe técnica agrícola para fazer o acompanhamento do cultivo, prestar auxílio e orientação no local. Sob o acompanhamento da Sedec, a horta é cultivada pelas 30 mulheres que fazem parte do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde aprendem semanalmente as técnicas de manejo da horta, recebem dicas sobre cultivo e comércio das verduras e hortaliças, além de oficinas de culinária sustentável.

Todos os alimentos produzidos no CRAS Menino Jesus são destinados às próprias famílias que trabalham no cultivo da horta. “A comunidade ajuda no cultivo e ela mesma é beneficiada com o que produz. A ideia principal é que eles aprendam aqui para fazer em casa, como uma forma de atender a família e talvez até de comercializar, como uma fonte de renda extra”, destacou o coordenador da unidade, Anderson Marcelo Dilkin.

A palestra foi uma oportunidade para o Grupo de Convivência ampliar os conhecimentos sobre a atividade desenvolvida, tirar dúvidas e aprender sobre os processos de compostagem, adubação e algumas vantagens da produção orgânica, como o cultivo de alimentos sem insumos agrícolas. 

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Mylene Dias