A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação deu início à retomada do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Os trabalhos são desenvolvidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e voltarão de forma gradativa e escalonada. Hoje (14) os trabalhos já voltaram na unidade o Loteamento Menino Jesus. Ao longo do mês outras unidades atenderão pelo serviço conforme programação previamente definida pela pasta.
Devido à pandemia do Novo Coronavírus, os grupos de cada Cras, foram subdivididos para que não haja aglomeração, além de serem realizados em espaço aberto e com a prática das medidas de biossegurança. O serviço estava paralisado desde o ano passado em decorrência da Covid-19. A volta foi marcada para este mês, visto a necessidade de atendimento dos usuários.
A secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso, esteve presente no retorno. “Nós estamos contentes com a volta do serviço, porque é um espaço de união que fortalece todos aqueles que participam, sendo importante, sobretudo, nesse momento pandêmico, pois é através das rodas de conversa organizadas que se compartilha as dificuldades e experiências, sendo um espaço de união, entre os participantes e a família do CRAS”, comentou ela.
A coordenadora do Cras Menino Jesus, Suze Laura da Silva, destacou que o retorno é importante na vida das pessoas que fazem parte dos grupos, pois é um espaço de partilha e diálogo. "As pessoas se reúnem aqui e é falado das dificuldades que se tem em casa ou são vivenciadas no dia a dia, e eles vindo, nós tentamos dar para eles o empoderamento, para que sigam no cotidiano. Nós buscamos dar autonomia, trabalhando em todos os aspectos de forma comunitária”.
Suze acrescentou que “nós temos os grupos nos períodos matutino e vespertino. Estamos com o grupo de idosos, mulheres e crianças. Nós também temos o grupo de adolescentes, que ainda não retornou, mas pretendemos voltar aos poucos, para que não haja aglomerações”.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) atende públicos de todas as idades através dos grupos formados em cada unidade do Cras, objetivando a prevenção da violação de direitos, violências e outras situações, sobretudo com crianças, adolescentes e idosos, de forma a evitar a vulnerabilidade social entre os acompanhados. O serviço promove conversas para o debate de temáticas importantes, além de desenvolver atividades pensadas individualmente para cada grupo.
Cronograma de retorno do SCFV e grupos em cada CRAS:
CRAS MENINO JESUS: 14/06 (Segunda-feira) – Grupos de mulheres, crianças e idosos;
CRAS PALMEIRAS: 21/06 (Segunda-feira) – Grupos de mulheres, crianças e idosos;
CRAS PAULISTA: Data à definir;
CRAS BOA ESPERANÇA: Data à definir.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Assessoria da Prefeitura