Nesta segunda-feira (7), a Lei Maria da Penha, responsável por tornar crime a violência doméstica e familiar contra a mulher, completa 17 anos. Semanalmente, nas quartas-feiras, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realiza encontros com as mulheres do grupo “Empoderadas”, que sofreram algum tipo de violação de direitos, para debater temas voltados a violência doméstica, neste momento as participantes também podem levar uma convidada. Neste mês as mobilizações de conscientização da campanha “Agosto Lilás” são intensificadas.
De agosto de 2022 até julho deste ano, o CREAS atendeu mais de 720 vítimas, com objetivo de acolher, orientá-las e incentivar as denúncias, a Prefeitura de Sinop continua fortalecendo as ações de enfrentamento e combate dos casos de violência. No dia 23, a Rede de Enfrentamento e Combate à Violência Doméstica fará uma palestra na unidade, para as participantes do grupo e também voltado às mulheres atendidas pelos quatro CRAS. Haverá ainda orientações sobre os serviços do CREAS e como ter acesso a eles, bem como serão apresentados os atendimentos ofertados pelos parceiros da rede.
Todas estas programações desenvolvidas pela secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, seja nos CRAS ou no CREAS, buscam ofertar à vítima, um espaço seguro de acolhimento, onde ela se sinta segura para compartilhar suas experiências e buscar a ajuda necessária para romper o ciclo de violência, sair da situação de vulnerabilidade e recomeçar com mais dignidade e qualidade de vida.
As formas mais comuns de agressão ocorrem por meio da violência física, psicológica, patrimonial, sexual ou moral. As denúncias podem ser feitas por meio da Central de atendimento à mulher: Ligue 180; CREAS: (66) 9 9235-1565; Rede de proteção à mulher de Sinop: (66) 9 9662-9771; Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Sinop: (66) 3531-0120; Polícia Civil: 197. Em caso de emergências: 190 Polícia Militar e 193 Corpo de Bombeiros.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Mylene Dias