• Sábado, 23 de Novembro de 2024
  • 21:38h
30 de Maio de 2024

Crianças e Adolescentes de projetos do município participam de trilha ecológica no Parque Florestal

Crianças e Adolescentes de projetos do município participam de trilha ecológica no Parque Florestal

Ontem quarta-feira (29), alunos do projeto AABB Comunidade e adolescentes do  Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), participaram de uma trilha ecológica no Parque Florestal. No passeio foram trabalhadas as questões da conservação ambiental e mudanças climáticas.

Cerca de 40 crianças participaram da atividade o passeio será repetido com os alunos do período vespertino. “Foi uma experiência maravilhosa. O quanto é importante trazer as crianças para esse passeio, para conscientização ambiental deles. Eles aprendem quais os tipos de frutos e animais tem aqui no parque, é uma informação que os alunos vão levar para casa, para o pai, mãe e irmãos, é um aprendizado para todos, até para nós professores”, considerou a coordenadora da AABB Comunidade, Ana Paula Alves Oliveira. 

O trajeto foi direcionado pela educadora ambiental e guia da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Karol Luz. “Na trilha encontramos várias espécies de plantas, sementes e animais, com as crianças é bacana porque é tudo muito lúdico. A ideia de trazer as crianças para dentro do parque é despertar esse encantamento com a natureza, resgatar uma infância de curiosidade, de olhar os fungos, de ver os animais e achar gracioso o jeito que eles se movimentam, saber do que eles se alimentam”, relatou. 

A ação faz parte do eixo de participação cidadã e gestão por resultados, do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. “Hoje estamos desenvolvendo uma das atividades que fazem parte do eixo de participação cidadã do Selo Unicef, com as crianças da AABB Comunidade e com os adolescentes do NUCA. A ação está relacionada à conservação ambiental e mudanças climáticas, para trabalharmos o impacto disso na vida das crianças e adolescentes de Sinop e do planeta como um todo. Além disso, essa atividade mostra o compromisso da prefeitura em realizar as ações do Selo”, detalhou a articuladora do Selo Unicef, Alexandra Berté Parreiras.

O município ainda tem realizado ações de fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Conselho Tutelar, prevenção da gravidez na adolescência, enfrentamento ao racismo e a violência e outras temáticas da infância e adolescência. 

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Mylene Dias