• Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024
  • 12:31h
14 de Agosto de 2022

De pai para filho: gestão da empresa, dentro da sucessão familiar

De pai para filho: gestão da empresa, dentro da sucessão familiar

No dia dedicado aos pais, a reportagem aborda os valores familiares, onde os donos buscam substitutos para tocar as empresas e eles são formados dentro de casa.
É o exemplo da família Biazus. Cezar Luiz Biazus, 62 anos é empresário do ramo elétrico, está há 21 anos em Sinop e ‘investe’ nos filhos.
São 25 funcionários na loja e no meio deles estão, Elton, 39 anos, e Douglas, 31.
Elton e Douglas cumprem horários e são responsáveis pela gestão, juntamente com o pai.
“Meu pai Olivo (in memoriam) e a mãe Lourdes ensinaram um legado de princípios éticos, morais, importantes para a estrutura da família. Que isso possa se perpetuar às gerações que virão depois da minha”, comenta Cézar.
A necessidade de ter alguém de confiança, e que depois de certo tempo, possa tocar os negócios fez com que os dois filhos se envolvessem diretamente na empresa.
“Eles convivem diariamente com as dificuldades de gerir uma empresa. A vida do comerciante começa às 6h da manhã e não tem hora para terminar no dia. Eles aprenderam como realizar as compras do estoque, o atendimento ao cliente que é o nosso forte. Toda esta mecânica é necessária e eles estão vivenciando isso na prática”, disse.
Os filhos lembram que a ideia de estar na empresa surgiu de uma vontade própria de estar ao lado do pai.
“Foi uma iniciativa minha, trabalhar com o pai. Tanto eu quanto meu irmão somos esforçados, estamos atentos aos negócios. E que nossos filhos (netos de César), se for a vontade deles, possam seguir esta transição familiar”, alegou Elton.
“Uma escolha nossa, a gente queria estar junto aqui. A cobrança é redobrada. Somos uma geração e às vezes impor uma mudança é difícil, diante do tradicional, mas a conversa prevalece”, justificou Douglas.
“O conhecimento tecnológico se torna primordial e eles têm uma facilidade nisso. São dinâmicos, vem acompanhando e ajudando a implantar na empresa, nasceram no meio disso”, emenda Cézar.
Além de pai de Elton e Douglas, César tem mais duas filhas e um filho falecido. São cinco netos.
A família Biazus, da Eletronop, comemora uma expansão da empresa. Ainda este ano será inaugurada a nova sede, na Avenida dos Tarumãs, mais ampla e moderna.
Em nome dos nossos personagens, a CDL Sinop externa um Feliz Dia dos Pais a todos os sinopenses.

Fonte: CDL SINOP

Autor: Julio Tabile Comunicação CDL Foto por Julio Tabile