Dentre as notificações 1.171 casos foram confirmados
A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Esse vírus é transmitido por picadas de insetos. No Brasil o principal transmissor é o mosquito Aedes aegypti. Apesar da prevenção ser a chave para inibir a doença, todos os anos milhares de casos são notificados.
Em Sinop, dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde registraram, de janeiro a outubro de 2021, mais de 5 mil notificações de dengue. Dentre as notificações 1.171 casos foram confirmados.
Um boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES MT) destaca que o estado é o terceiro com maior incidência, apontando mais de 15 mil quadros. A região Centro Oeste, foi a terceira com mais notificações, cerca de 80 mil. No total, até o mês de setembro de 2021 o Brasil registrou mais 465.897 casos. O Ministério da Saúde confirmou a morte de 183 pessoas no mesmo período.
O Médico e diretor do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, Jorge Yanai, destacou que a conscientização com medidas simples de prevenção pode ser a solução. “A dengue é um problema de saúde pública. Todos os anos destacamos a importância de combatermos os focos que contenham água parada. Se o mosquito não nasce, a doença não se prolifera", pontuou Yanai.
Prevenção
O Aedes aegypti é responsável, também, pela transmissão da febre amarela, da febre chikungunya e da zika. Para prevenir essas doenças, o combate ao foco provocado pelo acúmulo de água é a melhor prevenção;
Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
Não jogue lixo em terrenos baldios.
Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
Não deixe água parada essa e outras medidas podem inibir a procriação do mosquito.
Fonte: bw comunicacao
Autor: Assessoria