• Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024
  • 22:50h
08 de Dezembro de 2022

Departamento de Educação para o Trânsito inicia, na próxima semana, orientação para alunos sobre botoeiras

Departamento de Educação para o Trânsito inicia, na próxima semana, orientação para alunos sobre botoeiras

O Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, iniciará, na próxima semana, um trabalho de orientação para alunos do Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller, primeira localidade em que o aparelho começará a funcionar. Quando ligados, os dispositivos serão acionados pelos pedestres, garantindo mais segurança na travessia de ruas e avenidas do município.

“Faremos palestra para esses alunos, já que há uma botoeira instalada em frente a essa escola, na Avenida das Itaúbas. As crianças são grandes multiplicadores de informações. Então, o que aprendem na escola, levam até os pais e esse trabalho de educação é fundamental para o uso adequado do equipamento”, destacou o secretário de Trânsito, Major Rodrigo Varela. 

Além disso, a previsão da pasta é que o equipamento, na Itaúbas, seja ligado ainda este mês. Neste local, estão sendo realizadas obras de readequeação. Até agora, já foi finalizado o fechamento completo do valetão em frente a escola. Neste momento, está sendo feito plantio de grama e execução do meio-fio do canteiro central. Em seguida, será feita a adequação com o espaço de passagem para os pedestres, bem como o rebaixamento de calçada para garantir acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais (PcD’s). Os serviços estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. 

“Essa instalação atende pedido do prefeito Roberto Dorner, que seja proporcionada mais segurança no trânsito. Para o funcionamento desses equipamentos, precisamos realizar, além da instalação, obras de readequação, implantação de rampas de acessibilidade, dentre outros”, reforçou Varela. 

Neste momento, as outras quatro botoeiras, instaladas nas avenidas dos Jequitibás (proximidades das escolas Rodrigo Damasceno), Jacarandás (próximo da Escola Municipal de Artes), Tarumãs (Jardim Maringá) e rua das Primaveras (em frente à Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra) ainda não serão ligadas, já que, também, há a necessidade da realização de obras de adequações nestes pontos.

“Já estamos com nosso planejamento e o objetivo é ligar todos os dispositivos o mais rápido possível. Em alguns locais, há necessidade de intervenções menores e outras um pouco mais complexas. Estamos avançando gradualmente para a melhoria do nosso trânsito”, completou o secretário de Trânsito.

Entenda o funcionamento das botoeiras 

Botoeiras são equipamentos para garantir a travessia mais segura dos pedestres. O dispositivo fica o tempo todo com a luz verde ativada. Quando um pedestre for atravessar, ele aperta o botão e aciona a botoeira, iniciando um ciclo. Então, é aberta uma contagem de forma regressiva. Quando o cronômetro chega no zero, o equipamento fica amarelo e posteriormente vermelho. 

Esta contagem já indica que o motorista já deve reduzir a velocidade do veículo. A mudança de cor (para amarelo e vermelho), significa que deve parar na via e aguardar a travessia do pedestre. Enquanto não tiver pedestre, o fluxo segue normalmente nas vias.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Luan Cordeiro