Com o objetivo de reunir as famílias no ambiente escolar, através do desenvolvimento de atividades educativas e interação social, escolas da rede municipal de ensino, realizaram o “Dia da Família na Escola” no decorrer da semana. A iniciativa busca trazer os pais e a família para dentro da escola, integrando a sociedade de forma que exista uma maior compreensão do papel da escola e da família na formação dos alunos.
No “Dia da Família na Escola” diversas atividades presenciais foram realizadas nas unidades, entre as ações trabalhadas estão: conversas sobre acontecimentos do cotidiano, expressões de afeto, comentários em família sobre livros e atividades, visitas em família a biblioteca, atividades culturais, estímulos para utilizar novas palavras e ampliar o vocabulário, piquenique, além da interação entre família e escola no processo de aprendizagem.
As ações da Semana da Família foram programadas em horários estratégicos, para garantir a participação de um maior número de pais e a preservação da rotina de trabalho da comunidade. Aproximar escola e famílias contribui na divisão das responsabilidades. Quanto mais a escola amplia suas estratégias e capacidade de comunicação, os vínculos de parceria com as famílias contribuem no processo de ensino-aprendizagem.
Para a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados. "Eu hoje quero agradecer o empenho de todos os profissionais que atuam nas instituições de ensino, com o objetivo de proporcionar momentos de diversão, confraternização e integração entre a comunidade escolar. Ficamos felizes com resultados, pois as famílias compareceram em peso", comentou.
“Família e escola devem atuar na mesma ótica e perspectiva, visando preparar a criança para um futuro de oportunidades. A escola que oportuniza a junção com a família terá resultados promissores formando um cidadão atuante em seus direitos e deveres para a com sociedade”, destaca a coordenadora Rubia Renner de Aguiar, da Emei Tatiana Belinky.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Ana Rodrigues