Nesse fim de semana, será comemorado o Dia dos Pais. A data é muito aguardada pelas famílias, mas também pelo comércio, que tem boas expectativas no aumento das vendas no período. Para evitar problemas com a compra dos presentes – seja em lojas físicas ou pela internet - o Procon Estadual elaborou algumas dicas para auxiliar os consumidores. O Procon de Sinop, reforça as orientações:
-Planejamento: Fazer um bom planejamento e definir antecipadamente o que deseja comprar e quanto pode gastar, pode evitar o endividamento. Pesquisar preços, marcas, modelos e qualidade da mercadoria, também faz diferença.
-Produtos de mostruário e em promoção: se optar por comprar artigos em promoção ou de mostruário, solicite que as condições do produto e as condições de troca sejam especificadas na nota fiscal. O fato de o produto ter sido comprado em promoção, ou de mostruário, não permite ao lojista ou fabricante se negar a solucionar eventuais problemas.
-Eletroeletrônicos: se possível, solicite o teste do aparelho e a demonstração de funcionamento. Os produtos devem vir acompanhados do manual de instruções em língua portuguesa e relação da rede autorizada de assistência técnica.
-Calçados e vestuário: lembre-se que a troca só é obrigatória quando o produto apresentar algum vício de qualidade (defeito). A substituição por motivo de cor, tamanho ou gosto é uma opção do estabelecimento. Caso precise do benefício, o consumidor deve acertar previamente com o lojista e pedir a garantia da troca por escrito, na etiqueta ou na própria nota fiscal. Ao escolher um produto, não esqueça de verificar se a etiqueta contém informações como dados do fabricante, indicação do tamanho, composição do material e os cuidados com a conservação.
-Pagamento: os comerciantes podem praticar preços diferenciados para pagamentos em dinheiro ou cartão de crédito ou débito. Entretanto, caso sejam oferecidos descontos em função da forma de pagamento e do prazo, o fornecedor é obrigado a informar, em local visível e de forma clara, os descontos oferecidos. Prefira sempre o pagamento à vista, pois assim é possível negociar descontos. Ao optar pelo parcelamento, tire todas as dúvidas sobre a periodicidade, número e valor das parcelas, taxa de juros ao mês e ao ano, encargos e o valor total a prazo.
COMPRAS PELA INTERNET
Nas compras pela internet, o consumidor deve redobrar a atenção. Antes de efetuar a compra, verifique se constam no site o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e canais de troca e atendimento. Observe, também, se há cobrança de frete, existência de outras taxas e o prazo de entrega. Ao finalizar a compra, imprima ou salve em seu computador a página do site com os dados. Antes de enviar seus dados pessoais de seu cartão de crédito, observe se a conexão é segura.
NOTA FISCAL E GARANTIA
Não se esqueça de exigir sempre o documento fiscal. Ele é que comprova a relação de consumo e será necessário para reclamar, caso haja algum problema com o produto. O prazo para reclamações é de 30 dias para produtos não duráveis (que se extinguem rapidamente com seu uso, como alimentos, por exemplo) e 90 dias para os bens duráveis (que tem consumo prolongado, como aparelhos celulares, geladeira, televisão).
CUIDADOS AO IR ÀS COMPRAS E RECEBER MERCADORIAS
Ao optar por realizar compras em lojas físicas, o consumidor precisa ficar atento aos cuidados necessários para garantir sua saúde e a segurança, bem como de atendentes e comerciantes. Entre as medidas de biossegurança estão: uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, higienização frequente dos estabelecimentos comerciais e fornecimento de álcool 70%.
COMO BUSCAR AJUDA?
Se você, enquanto consumidor, se sentiu lesado, pode procurar ajuda do Procon Sinop. O Procon é uma instituição que luta para que você como consumidor tenha seus direitos garantidos, então, tem dúvidas procure a Unidade do Procon na Rua das Aroeiras 1116, centro, Sinop – MT, Fone: (66) 3531-1512. Atendimento de segunda a sexta das 7h as 13h.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Assessoria com Procon/MT