• Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024
  • 07:56h
20 de Setembro de 2022

Dorner conhece instalações de associação que atende crianças autistas e busca caminhos para auxiliar grupo

Dorner conhece instalações de associação que atende crianças autistas e busca caminhos para auxiliar grupo

Melhorar e ampliar as políticas públicas voltadas aos autistas é uma das preocupações do Executivo municipal. Para conhecer melhor a demanda, o prefeito Roberto Dorner, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso e, da secretária de Saúde, Daniela Galhardo, visitou as dependências da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Sinop (AMA) para conhecer o trabalho desempenhado pela associação. “Conhecemos as instalações da AMA. É muito pequeno aqui. Então, precisamos ver um projeto para ampliação. Um local adequado para essas crianças, para as mães dessas crianças, para que elas trabalhem o lazer e a saúde de seus filhos. Nós ouvimos as reivindicações, que sempre são muitas e, quando ouvimos as reivindicações, nós procuramos atendê-las da melhor maneira possível”, destacou o prefeito. 

O encontro foi na última sexta-feira (16). Na ocasião, a primeira-dama destacou que a parceria entre o Executivo e associação já existe e que o município está buscando caminhos para contribuir com a causa. “Hoje a AMA faz um trabalho importante para o município, um trabalho que atende crianças mais carentes e que nós buscamos ajudá-las. Então, a prefeitura está buscando todos os meios possíveis. Trouxemos a secretária de Saúde porque também implantamos o ambulatório Passo a Passo, que foi algo inovador. A demanda já pedia, porém, nós não tínhamos nada voltado para o atendimento. Então, estamos engatinhando nessa direção de se tornar referência para a causa autista, mas, é uma construção. O prefeito está empenhado de todas as formas possíveis, e a prefeitura vai fazer o que for necessário para fortalecer as políticas públicas para a pessoa com autismo”, pontuou Scheila.

A AMA é uma associação que fornece, gratuitamente, apoio multidisciplinar as crianças carentes com transtorno do espectro autista.  Para a presidente da Associação, Joselene Moraes, essa atenção do poder público é de extrema importância. “É muito importante que nossos representantes estejam conhecendo a realidade de perto. A gente pôde mostrar a nossa estrutura, as nossas demandas, as nossas dificuldades e ele [prefeito] se mostrou muito receptivo em estar atendendo, trazendo melhorias, entendendo a importância desse projeto, o quanto as crianças autistas precisam dessas terapias, precisam de uma estrutura melhor”, disse. 

Atualmente, a AMA atende 20 crianças e, a partir de outubro, deve ampliar para 40. “A nossa estrutura não vai mais permitir atendimento além dessas 40 crianças e, nós já estamos com 80 em uma fila de espera. Por isso precisamos muito do apoio do Poder Público, da sociedade, para que possamos tirar todas essas crianças, que são crianças autistas carentes, da situação de vulnerabilidade, que é ficar sem uma terapia multidisciplinar, o que é muito importante para essas crianças”, acrescentou. Entre os voluntários, estão psiquiatras, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros. 

Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Sinop para contribuir com a causa está a abertura do ambulatório infantojuvenil de saúde mental Passo a Passo, que ocorreu em janeiro, e que fornece aos pacientes atendimentos variados. “A Secretaria de Saúde está sempre de portas abertas, principalmente para as mães de autistas. Então, esse foi um pedido do prefeito Roberto Dorner, para que a gente tivesse todo esse cuidado com as mães, com as crianças autistas, e esse um dos motivos para termos o Passo a Passo. Para o próximo mês, abriremos o CAPS infantil, justamente para suprir um pouco dessa necessidade”, detalhou Galhardo. Além do público com autismo, o local atende também crianças e jovens que sofrem algum tipo de transtorno mental. Em média, são 700 atendimentos no mês.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn