O Prefeito de Sinop, Roberto Dorner, participou na manhã de hoje (18), de maneira remota, de uma reunião com Deputados estaduais de Mato Grosso. No encontro, também participaram presencialmente, na Assembléia Legislativa, em Cuiabá, lideranças políticas da região norte. O objetivo foi apresentar um panorama do município, com relação a pandemia da COVID-19 e os impactos que as restrições nos horários de funcionamento do comércio, tem ocasionado na saúde e economia.
Segundo Dorner, o decreto 836/2021, que determina o toque de recolher e restringe os horários de funcionamento do comércio, tem favorecido a aglomeração de pessoas nos horários de pico em Sinop. “As pessoas saem do trabalho às 18h e vão para o mercado, por exemplo, que está fechando às 19h. É nesse momento que há muita aglomeração e o problema fica mais sério com relação à saúde”, explica o gestor.
O objetivo da reunião é somar forças com as lideranças regionais e com Deputados estaduais, a fim de sensibilizar o Governador, Mauro Mendes, para que ocorram alterações no decreto vigente. “Entendemos que a ampliação de algumas horas no horário de funcionamento, já vai ajudar a conter mais a disseminação do vírus, porque as pessoas terão mais tempo para fazer as suas compras necessárias, reforçou Dorner”.
Dorner ainda ressalta que a busca pelo equilíbrio entre a saúde e a economia é constante nessa gestão. “Ouvimos muitas pessoas aqui no gabinete, muitas histórias, fechamento de empresas, desemprego e o que buscamos é um equilíbrio entre a saúde e economia”.
Segundo Klayton Gonçalves, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, "precisamos encontrar o equilíbrio entre a economia e a saúde. Nós entendemos que o cenário é complexo, com relação a saúde, mas uma pequena flexibilização ajudaria muito a salvar o setor econômico, principalemente da vida noturna, e desafogar aglomerações".
Também participaram da reunião vereadores, lideranças políticas de outros municípios e a Secretária de Governo, Faira Strapazzon.
Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal
Autor: Gabriela Johnson / Everton Medeiros