• Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024
  • 16:26h
16 de Fevereiro de 2023

Dorner destaca avanços da Assistência Social em apresentação de planejamento para 2023

Dorner destaca avanços da Assistência Social em apresentação de planejamento para 2023

Em reunião com a equipe de coordenadores da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, o prefeito Roberto Dorner, acompanhou a apresentação do planejamento de ações e projetos da pasta para 2023. O econtro foi uma oportunidade da pasta levar para a gestão as principais ações desenvolvidas em 2023 e quais os novos projetos que serão implementados neste ano. Entre os destaques a criação do Escritório Social e do Centro de Convivência.

Durante o encontro, Dorner destacou o avanço significativo que a Assistência Social apresentou nos últimos dois anos. “Fico feliz em ver uma equipe tão empenhada em fazer a diferença. O que a Assistência Social tem feito no município, nunca antes foi visto, e isso é isso se deve ao esforço de cada um de vocês (servidores) que confiam na nossa gestão e se dedica diariamente a mudar a vida daqueles que mais precisam”, destacou Dorner agradecendo a dedicação dos servidores da pasta. 

Entre as ações destacadas pelo prefeito, estão as premiações que a Assistência Social recebeu a nível nacional, como o selo “Município Amigo da Família”, um reconhecimento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, pela execução do Programa Famílias Fortes, e a colocação como o 3º melhor projeto habitacional do país com a Lei Municipal de Assistência Técnica Pública e Gratuita (nº 2832/2020).

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, aproveitou a reunião para pontuar as ações que serão continuadas em 2023, como é o caso do Programa Qualifica Sinop, criado no ano passado em parceria com o Senai para qualificar profissionalmente a população, ofertando 1800 vagas em cursos de diversas áreas. “Nós queremos dar sequência às ações exitosas, e mais do que isso, queremos fortalecer todas elas. A ideia é estabelecer uma cooperação entre as ações desenvolvidas por cada setor da pasta, para contribuir efetivamente com os cidadãos beneficiados pelos serviços”, destacou a primeira-dama, dando como exemplo a experiência em que os alunos do Curso de Assentamento Cerâmico do Qualifica Sinop estão tendo aulas práticas em residências construídas por meio da Lei de Assistência Técnica, o Projetando Sonhos.

Durante a reunião também foi mencionada a importância de fortalecer as ações de atualização do Cadastro Único (CadÚnico), e a abertura de novos serviços como o Escritório Social, uma ferramenta de inclusão prevista pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com objetivo de auxiliar os reeducandos que deixam o sistema prisional, com a reinserção na sociedade, apoio psicossocial e acesso a vagas de emprego, e o Centro de Convivência, um complemento aos serviços da Assistência Social para atender a região dos Vilas.

A reunião teve como objetivo alinhar e definir as agendas, bem como fortalecer a cooperação entre as coordenações que integram a pasta.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Mylene Dias