Em reunião com a equipe de coordenadores da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, o prefeito Roberto Dorner, acompanhou a apresentação do planejamento de ações e projetos da pasta para 2023. O econtro foi uma oportunidade da pasta levar para a gestão as principais ações desenvolvidas em 2023 e quais os novos projetos que serão implementados neste ano. Entre os destaques a criação do Escritório Social e do Centro de Convivência.
Durante o encontro, Dorner destacou o avanço significativo que a Assistência Social apresentou nos últimos dois anos. “Fico feliz em ver uma equipe tão empenhada em fazer a diferença. O que a Assistência Social tem feito no município, nunca antes foi visto, e isso é isso se deve ao esforço de cada um de vocês (servidores) que confiam na nossa gestão e se dedica diariamente a mudar a vida daqueles que mais precisam”, destacou Dorner agradecendo a dedicação dos servidores da pasta.
Entre as ações destacadas pelo prefeito, estão as premiações que a Assistência Social recebeu a nível nacional, como o selo “Município Amigo da Família”, um reconhecimento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, pela execução do Programa Famílias Fortes, e a colocação como o 3º melhor projeto habitacional do país com a Lei Municipal de Assistência Técnica Pública e Gratuita (nº 2832/2020).
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, aproveitou a reunião para pontuar as ações que serão continuadas em 2023, como é o caso do Programa Qualifica Sinop, criado no ano passado em parceria com o Senai para qualificar profissionalmente a população, ofertando 1800 vagas em cursos de diversas áreas. “Nós queremos dar sequência às ações exitosas, e mais do que isso, queremos fortalecer todas elas. A ideia é estabelecer uma cooperação entre as ações desenvolvidas por cada setor da pasta, para contribuir efetivamente com os cidadãos beneficiados pelos serviços”, destacou a primeira-dama, dando como exemplo a experiência em que os alunos do Curso de Assentamento Cerâmico do Qualifica Sinop estão tendo aulas práticas em residências construídas por meio da Lei de Assistência Técnica, o Projetando Sonhos.
Durante a reunião também foi mencionada a importância de fortalecer as ações de atualização do Cadastro Único (CadÚnico), e a abertura de novos serviços como o Escritório Social, uma ferramenta de inclusão prevista pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com objetivo de auxiliar os reeducandos que deixam o sistema prisional, com a reinserção na sociedade, apoio psicossocial e acesso a vagas de emprego, e o Centro de Convivência, um complemento aos serviços da Assistência Social para atender a região dos Vilas.
A reunião teve como objetivo alinhar e definir as agendas, bem como fortalecer a cooperação entre as coordenações que integram a pasta.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Mylene Dias