• Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024
  • 04:42h
30 de Setembro de 2021

Dorner destaca união dos prefeitos nas conquistas de desenvolvimento para região norte

Dorner destaca união dos prefeitos nas conquistas de desenvolvimento para região norte

Durante o evento pró-emancipação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizada na noite de ontem (29), na Câmara Municipal de Vereadores de Sinop, com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, o prefeito Roberto Dorner (Republicanos) destacou a importância da união dos prefeitos da região norte do estado de Mato Grosso na conquista de projetos de desenvolvimento.

No dicurso, Dorner afirmou que a conquista da criação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso (UFNMT) será um benefício tanto para Sinop como para região que é composta por cerca de 30 cidades. “A cidade de Sinop vai ganhar muito com isso [criação da UFNMT]. Os municípios da região vão ganhar. Com a união de todos os prefeitos, não tenho dúvida de que dará certo. E ai vem o compromisso de nossos senadores, deputados federais de trabalhar junto ao parlamento para que a votação seja positiva em prol da nossa universidade”, comentou.

O chefe do Executivo de Sinop acredita que a emancipação da UFNMT contribuirá, significativamente, para a criação da região metropolitana do norte do Estado. “Já estamos conversando com todos os prefeitos da região, deputados estaduais. O governo do Estado já sinalizou positivo para isso [região metropolitana]. Vamos trabalhar para que ela aconteça. Essa universidade federal, aqui, não será somente de Sinop, mas para o norte, médio norte do estado, para Mato Grosso, para o Brasil. Muitos matogrossenses farão os trabalhos em Sinop e estudarão, aqui, na cidade também”, disse.

O ministro Milton Ribeiro informou que o primeiro passo em direção à emancipação já foi dado pelo Governo com o pedido da pasta para aumentar a verba discricionária em 17% para universidades e 28% para institutos federais. Pediu também o apoio dos prefeitos de Sinop e região na cobrança ao Parlamento Federal para aprovação do orçamento federal para 2022.

“Agora, eu devolvo a bola para os senadores porque eu não tenho direito a nenhum voto no Parlamento. Eu não voto! Eu quero que os senhores prefeitos, que estão aqui, me ajudem a apertá-los [senadores e deputados federais] também, assim como fui apertado, hoje, aqui”, declarou.

Buscando o desenvolvimento da cidade e região, Dorner se colocou à disposição dos demais prefeitos e afirmou que o desenvolvimento de cada cidade representa o crescimento coletivo. “Prefeitos, com a nossa união, já demonstrada ao longo desse ano, conseguiremos, com essa força, criar a zona metropolitana para que, juntos, possamos lutar em Brasília pelas demandas da nossa região. No que depender de mim, pode contar que estarei junto com vocês lutando pela conquista de suas cidades. Aqui, na região norte, se uma cidade desenvolve todas são beneficiadas”, finalizou.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Roneir Correa