O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) inaugurou, nesta manhã, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Novo Amanhecer, cujo objetivo é atender crianças e adolescentes (até 17 anos) na área da saúde mental. “Nós estamos cumprindo com o dever de cidadão, de pessoa que quer fazer uma gestão séria, que vem de encontro com as necessidades da nossa cidade. Tenho que agradecer a nossa equipe, que é igual uma seleção, todos têm que jogar afinados, e de mãos dadas executar as obras que precisam ser executadas”, destacou o Chefe do Executivo Municipal durante a solenidade.
O CAPSi está instalado na rua A-1, no Setor Residencial Norte (acesso pela rua das Primaveras, entre as avenidas das Figueiras e rua dos Cajueiros) e passa a atender a população de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, sem intervalos para almoço e sem a necessidade de agendamento prévio. A unidade conta com equipe multidisciplinar, formado por psiquiatra com RQE, médico clínico geral, enfermeiros, psicólogos, psicopedagogo, educador físico, terapeuta, técnicos de enfermagem, entre outros.
“Foi um pedido do nosso prefeito Roberto Dorner há 11 meses, para que reestruturássemos a saúde mental do nosso município e, hoje, estamos aqui, inaugurando essa unidade, para acolher toda a nossa população infantojuvenil. É um momento histórico para Sinop. Lembrando que Sinop é a quarta maior cidade do Mato Grosso e não tinha um CAPS infantil”, destacou a secretária de Saúde de Sinop, Daniela Galhardo.
A unidade atende a um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que vem trabalhando como prioridade as ações voltadas à saúde mental na área da infância e juventude, conforme detalhou o promotor Nilton Padovan. “Aqui em Sinop, quando chamamos o prefeito para assinar esse TAC, prontamente aceitou essa missão. O termo foi assinado e foi tudo cumprido no seu prazo. É com muita alegria que essa obra é inaugurada! Uma obra tão bacana que vai atender tanto a saúde mental das crianças e adolescentes aqui em Sinop”, destacou Padovan.
Para o juiz a Vara da Infância e Juventude, Jacob Sauer, a inauguração do CAPSi corresponde a avanços na área da saúde mental e atende uma carência antiga no município. “O atendimento de crianças e adolescentes no que tange a saúde mental sempre foi deficitária, sempre houve grande dificuldade e a gente presencia isso no nosso dia a dia. Então, hoje estamos vendo uma solução para essa carência. Uma conquista para cidade de Sinop. Ao lado de outras [conquistas], estamos vivendo um momento de muitas realizações. Dívidas históricas do poder publico que estão sendo resolvidas”, pontuou.
A solenidade de inauguração também contou com a participação da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Educação, Scheila Pedroso, das secretárias Faira Strapazzon (Governo e Projetos Estratégicos) e Sandra Donato (Educação, Esporte e Cultura); dos vereadores Lucinei, Juventino Silva, Célio Garcia e Paulinho Abreu, além de representantes da Unesim, associação médica, orfanato Menino Jesus, Defensoria Pública, Conselho Municipal de Saúde, Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), profissionais da saúde e população.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn