• Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024
  • 09:51h
27 de Agosto de 2022

Dorner se reúne com prefeitos da região para debater sobre Zoneamento Socioeconômico Ecológico

Dorner se reúne com prefeitos da região para debater sobre Zoneamento Socioeconômico Ecológico

O prefeito Roberto Dorner participou, ontem sexta-feira 26, da reunião do Consórcio de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Vale do Teles Pires, o CIDESA, que é formado por 15 municípios, onde foi realizada a apresentação da revisão do Projeto do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso. A reunião foi realizada na Unidade das Entidades de Sinop, a Unesin. 

Na ocasião, esteve presente o Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, que explicou: “o projeto de zoneamento é uma peça de ordenamento territorial exigido por diversas normas, Constituição Federal, Constituição do Estado, Código Florestal Federal. Ele vem para ordenar o uso e ocupação de solo dentro do estado de Mato Grosso. A ideia da revisão desse zoneamento é justamente trazer condições técnicas e legais para que todas as áreas que sejam ocupadas e que tem ocupação permaneçam dessa forma. O Governo do Estado está trabalhando para que faça uma legislação, uma norma com estudo técnico bem robusto para que a gente consiga atender a legislação mas de forma alguma trazer nenhum tipo de prejuízo para a população para os municípios, para os agricultores, para a sociedade em geral”, esclareceu. 


Entre os problemas destacados está a falta de reconhecimento das áreas de agricultura familiar e a expansão de zonas destinadas à agricultura e à pecuária de alto impacto. O Zoneamento Socioeconômico é um projeto que o Governo Federal encaminhou para os estados em 2018, para que cada estado elaborasse a sua própria lei sobre o assunto. O projeto encaminhado para os municípios coloca algumas áreas em preservação, o que cairia a área agricultável do estado em torno de 70%. 


O prefeito Roberto Dorner destacou que o estudo desse projeto é muito importante para a região norte do estado de Mato Grosso, não somente é para os municípios que serão impactados. “Nós nos reunimos hoje aqui por que não estamos aceitando esse estudo da maneira como é para ser implantado, nós estamos achando injusto com os nossos agricultores aqui do norte do estado. Esse projeto vai passar pela Câmara dos Deputados e eles têm que ter a consciência que isso é um atraso de vida para o norte do estado, é um impacto muito grande que vai atrasar e muito”.  


O gestor destacou ainda que o Cidesa está buscando, por meio de reuniões, a revisão do projeto encaminhado aos municípios em 2018, e que foi apresentada ao Secretário de Estado de Planejamento e Gestão a reestruturação do estudo “para não afetar nenhuma área agricultável e da mesma maneira conseguir ter essas reservas estipuladas em lei, onde 40% do município tem que ser reserva”.
O prefeito de Cláudia, Altamir Kurten, é coordenador do Grupo de Trabalho e acompanhamento do Reestudo do Zoneamento (GTA). Ele destaca que: “o Governo de Mato Grosso contratou a Universidade Federal de Viçosa, para fazer a análise técnica cientifica a respeito de todos os assuntos que deverão ser abordados nessa proposta elaborada em 2018. Ele frisa ainda que “O Cidesa está sempre atento, e por isso estamos fazendo parte do grupo de trabalho de acompanhamento para analisar o passo a passo desse reestudo e da elaboração dessas novas propostas para que nós tenhamos um impacto econômico e social que seja positivo para a nossa população regional”. Kurten destaca ainda que, “nós sabemos que o governo tem a obrigação de fazer esse reestudo essa proposta de zoneamento ela é a proposta de lei mais importante que o estado está elaborando agora para todos os mato-grossenses que tem que contemplar o ambiental, precisa contemplar o social e o econômico”. 


O vice presidente do Cidesa, prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, explica que o estudo tem de certa forma impactos positivos e negativos em toda a região. “O Cidesa sempre olha para pautas regionais, como por exemplo BR163 que está sobre presidente da comissão o prefeito Dorner daqui de Sinop, assim como o de zoneamento está sobre a direção do prefeito de Claudia, Kurten”.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Vanessa Kienen