O Programa Integração AABB Comunidade - desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sinop, a Fundação Banco do Brasil, e a Associação Atlética Banco do Brasil - retornou às atividades na manhã de ontem (27), com a cerimônia de entrega dos kits para as 100 crianças participantes. Cada aluno recebeu uniforme completo, tênis, meias, bolsa, xampu, sabonete, creme dental, fio dental, escova de dentes, toalha, chinelo, filtro solar, sunga ou maiô, touca e óculos de natação.
O programa atende crianças de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade e busca garantir o cumprimento dos direitos fundamentais promovendo a integração entre família, escola e comunidade, bem como o desenvolvimento social deles por meio das atividades educacionais. Os alunos participam no contra turno escolar, durante três vezes na semana: segundas, terças e quintas-feiras. Os principais critérios para seleção dos estudantes são: inscrição da família no Cadastro Único, que deve estar atualizado, e matrícula em alguma escola da rede municipal de ensino.
Dentro dessa parceria, a prefeitura é responsável pelo transporte das crianças até a AABB, além da alimentação e corpo pedagógico formado por professores, coordenação, zelador e merendeira. Nas aulas, são ensinados conteúdos voltados a matemática, leitura e escrita, comunicação, tecnologia da informação, além do cuidado socioambiental, cultura e artes, direitos humanos e cidadania, esportes e jogos, saúde integral, trabalho e protagonismo. As atividades são conduzidas por profissionais devidamente capacitados para trabalhar o desenvolvimento físico, mental e social.
O programa está presente em Sinop há 21 anos, com o envolvimento direto da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e, também, da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. Em 2020, devido a incidência da pandemia Covid-19, as aulas foram interrompidas. Já no ano passado, o prefeito Roberto Dorner firmou novamente o convênio, retornando as atividades no segundo semestre.
“Reconhecemos a importância do programa para a comunidade, por isso, fizemos questão de retomá-lo e garantir a todas as crianças atendidas a continuidade dos trabalhos. Para isso, disponibilizamos servidores da Assistência Social, e reforçamos a parceria com a Educação, que também disponibiliza servidores para o desenvolvimento das atividades”, explicou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso.
Durante a cerimônia, a presidente da AABB, Luzia Notário, agradeceu a parceria da Prefeitura de Sinop. “Nós agradecemos o empenho da Prefeitura, em especial da primeira-dama Scheila, em trabalhar para que esse programa fosse retomado. Esse é o segundo ano que estamos tocando o projeto com a Assistência Social e só temos a agradecer pela confiança”, concluiu.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Mylene Dias