As equipes do Centro de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizam, entre hoje (21) até sexta-feira (25), o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti – LIRAa. Nesta ação, os agentes visitam imóveis residenciais e comerciais (amostras) em todos os bairros do município, com o objetivo identificar focos e, com base nas informações apuradas, avaliar o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no município.
"Geralmente as pessoas reclamam de valetão, de terreno sujo baldio, realmente existem focos nesses locais, mas, hoje, 70% acima dos focos estão nos quintais. Então cada pessoa tem que ter essa responsabilidade. Porque, se ela não cuidar do quintal dela, é o vizinho que vai estar adoecendo. Esse cuidado é fundamental", explica o coordenador de Endemias Gerson Danzer.
O LIRAa, que é realizado, pelo menos quatro vezes ao ano, é um levantamento rápido executado em todos os municípios do Brasil e que já está pré-estabelecido no calendário anual do Ministério da Saúde. Esta é a segunda ação, neste ano, desenvolvida pelos agentes de endemias no município. Na primeira, o índice de infestação do mosquito identificado foi de 6,5%. O preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
"Dentro dos terrenos geralmente tem objetos que podem servir de criadouro. Às vezes, uma lona que a pessoa esquece, às vezes um copo descartável que fica em um canto. Uma tampinha de refrigerante que é jogada no quintal é suficiente para o mosquito colocar o ovo e esse ovo eclodir", explica, mais uma vez o coordenador.
Nas visitas, os agentes do município estão devidamente uniformizados e identificados por meio de crachás da Prefeitura de Sinop. Os profissionais, além de avaliarem o quintal em busca de larvas e focos, passam orientações aos moradores em relação as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti.
DÚVIDAS?
Em casos de dúvidas, o Centro de Controle de Endemias disponibiliza dois números para esclarecimentos: (66) 3511-1829 e no WhatsApp (66) 9 9994-8559. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, durante horário comercial.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn