• Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024
  • 19:38h
21 de Junho de 2021

Endemias começa pesquisa para verificar infestação de mosquito Aedes em Sinop

Endemias começa pesquisa para verificar infestação de mosquito Aedes em Sinop

As equipes do Centro de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizam, entre hoje (21) até sexta-feira (25), o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti – LIRAa. Nesta ação, os agentes visitam imóveis residenciais e comerciais (amostras) em todos os bairros do município, com o objetivo identificar focos e, com base nas informações apuradas, avaliar o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no município.

"Geralmente as pessoas reclamam de valetão, de terreno sujo baldio, realmente existem focos nesses locais, mas, hoje, 70% acima dos focos estão nos quintais. Então cada pessoa tem que ter essa responsabilidade. Porque, se ela não cuidar do quintal dela, é o vizinho que vai estar adoecendo. Esse cuidado é fundamental", explica o coordenador de Endemias Gerson Danzer.

O LIRAa, que é realizado, pelo menos quatro vezes ao ano, é um levantamento rápido executado em todos os municípios do Brasil e que já está pré-estabelecido no calendário anual do Ministério da Saúde. Esta é a segunda ação, neste ano, desenvolvida pelos agentes de endemias no município. Na primeira, o índice de infestação do mosquito identificado foi de 6,5%. O preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

"Dentro dos terrenos geralmente tem objetos que podem servir de criadouro. Às vezes, uma lona que a pessoa esquece, às vezes um copo descartável que fica em um canto. Uma tampinha de refrigerante que é jogada  no quintal é suficiente para o mosquito colocar o ovo e esse ovo eclodir", explica, mais uma vez o coordenador.

Nas visitas, os agentes do município estão devidamente uniformizados e identificados por meio de crachás da Prefeitura de Sinop. Os profissionais, além de avaliarem o quintal em busca de larvas e focos, passam orientações aos moradores em relação as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

DÚVIDAS?

Em casos de dúvidas, o Centro de Controle de Endemias disponibiliza dois números para esclarecimentos: (66) 3511-1829 e no WhatsApp (66) 9 9994-8559. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, durante horário comercial.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn