• Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2024
  • 00:50h
21 de Maio de 2021

Enfermeiros e técnicos da rede municipal passam por capacitação sobre imunização

Enfermeiros e técnicos da rede municipal passam por capacitação sobre imunização

Pelo menos 12 profissionais técnicos e enfermeiros da rede municipal de Saúde de Sinop participam de uma capacitação sobre imunização neste período de pandemia da Covid-19. “É uma atualização rápida em imunização no contexto da pandemia, considerando todo este cenário de vacinação em grandes públicos, pois na verdade estamos em duas vacinações, tanto Covid quanto campanha da Influenza”, explicou Elaine Alves da Silva, responsável pelas ações de imunização no Escritório Regional de Saúde Teles Pires, que está promovendo o treinamento.

“A gente quer dar uma ênfase nas questões técnicas, para ter pessoal capacitado para estar vacinando em pontos estratégicos, em drive-thru e em salas de vacina. Então o objetivo principal é ter enfermeiros e técnicos de enfermagem aptos a estarem trabalhando as ações de imunização dentro do município”, reforçou.

A vacinação contra Covid-19 começou em fevereiro e, até o momento, teve pouco mais de 28 mil doses (entre primeira e segunda) aplicadas durante mobilizações no esquema drive-thru e, também, em pontos fixos de vacinação. Já a campanha de imunização contra Influenza começou em abril, escalonado por etapas e, registra até o momento 4 mil doses aplicadas no município.

Para a coordenadora de Imunização e Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Sirlei Castilho, o treinamento desses profissionais é de extrema importância e foi pensada justamente com a proposta de multiplicação dos assuntos trabalhados aos demais profissionais da rede. “Eles [os participantes] sairão daqui com essa tarefa de multiplicar essas informações para suas equipes”, disse.

O enfermeiro do departamento de Atenção Primária em Saúde da secretaria, Iuri Emmanuel, também ressalta a importância da capacitação. “Nós profissionais da saúde, estamos em constante atualização, principalmente com relação à vacinação, já que nesse ano o maior desejo da população é de vacinar contra a Covid-19. Com essa capacitação, podemos orientar todas as unidades de saúde para estar aplicando vacina do modo adequado, com melhores resultados”, enfatizou.

Atualmente, a rede municipal de saúde conta salas de vacinas em pelo menos 13 pontos e com expectativa de reabertura de outras em breve.

A capacitação começou ontem (20) e deve encerrar nesta sexta (21).

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn Foto: Karoline Kuhn