A Prefeitura de Sinop anunciou a abertura de uma licitação no próximo dia 27 para contratar a empresa que desenvolverá o projeto executivo de sua nova sede. O investimento previsto para a construção é de R$ 84 milhões. O novo complexo será erguido na avenida Bruno Martini, ao lado do cemitério, e contará com duas torres — uma com oito andares e outra com cinco — onde funcionarão todas as secretarias municipais, atualmente espalhadas em imóveis alugados.
A mudança, segundo a gestão municipal, melhora a eficiência da administração pública, centralizando os órgãos em um único local. De acordo com o edital, isso “facilita a coordenação entre os diferentes departamentos, levando a processos mais eficientes e comunicação mais fluida entre os servidores”. Outro argumento é a economia gerada a longo prazo, com a redução dos custos operacionais e a eliminação de despesas com aluguéis.
A previsão é que a nova sede seja concluída em até 420 dias após o fim do processo licitatório. O prédio atual, com mais de 40 anos, abriga o gabinete do prefeito e secretarias como as de Finanças e Administração, enquanto outras pastas, como Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico, funcionam em imóveis alugados. Segundo a gestão municipal, o edifício apresenta deficiências estruturais e já não atende de forma adequada às demandas do executivo.
No início deste ano, a gestão de Roberto Dorner iniciou uma licitação para a construção da nova sede, mas o processo foi interrompido devido a divergências sobre o local. Algumas lideranças sugeriram que o prédio fosse construído na avenida Alexandre Ferronato, próximo ao centro de eventos Dante de Oliveira. Após novos estudos, ficou decidido que a nova sede será erguida na avenida Bruno Martini.
Fonte: bomdiamt