• Domingo, 24 de Novembro de 2024
  • 17:36h
20 de Outubro de 2023

Fórum Municipal dos Direitos das Mulheres abre diálogo sobre políticas públicas em Sinop

Fórum Municipal dos Direitos das Mulheres abre diálogo sobre políticas públicas em Sinop

Ser um espaço fundamental para impulsionar o progresso na promoção de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos fundamentais da mulher e seu espaço na sociedade como cidadã, mãe, profissional, entre outros. Esse foi o objetivo da 4ª edição do Fórum Municipal dos Direitos das Mulheres, realizado ontem, na Câmara dos Vereadores de Sinop. 

A ação, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Sinop, não só destacou os desafios que as mulheres enfrentam, mas também demonstrou a determinação da comunidade em criar um ambiente melhor e mais seguro. “Um dia importante para Sinop. A gestão, desde seu início, desde o primeiro dia, o prefeito Roberto Dorner tem pensado em ações que irão proteger, trazer a mulher como evidência e valorizar o trabalho dela”, destacou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso. 

O evento foi palco de diversos debates importantes, dentre eles, com a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) e desembargadora, Maria Erotides, que abordou o protagonismo feminino nos mais diversos espaços da sociedade, ofertando temas, como, a emancipação da mulher através do trabalho, educação e empreendedorismo.

Como complemento ao debate da desembargadora, a palestrante e psicóloga Mariana Vicensi, trouxe à tona uma discussão sobre a saúde integral da mulher. “Isso, num contexto sistêmico, não só falando da parte física, mas de toda a relação da mulher com a sociedade, incluindo profissional, a saúde social, a saúde espiritual, a saúde emocional e mental. Isso é a base para várias questões emocionais e da vida da mulher”, pontuou. 

Outro momento importante do Fórum, foi protagonizado pela vítima que abriu os olhos do Brasil para o não à violência doméstica, Maria da Penha Maia Fernandes. Ela abordou, entre outras questões, a situação da violência doméstica e familiar, bem como outras questões de discriminação da mulher em razão do gênero.

“Esse evento é um momento para a sociedade discutir as políticas públicas para as mulheres no município. Então, olhar para essa mulher dentro da questão da saúde, do trabalho, da educação, do empreendedorismo, a questão que tange à violência. Então, o objetivo é avaliar o que nós temos, construir políticas públicas que venham alcançar cada vez mais as necessidades dessas mulheres e até, talvez, reavaliar algumas ações, serviços que podem ser melhorados”, completou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Sinop, Eliane Santos. 

Quando se fala em garantia dos direitos da mulher, Sinop conta, ainda, com a Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres, setor da Secretaria de Assistência Social, responsável por intensificar a articulação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, com promoções à discussões permanentes de ações e políticas de outras áreas, além de trabalhar as pautas envolvendo todos os Poderes, Órgãos e entidades da sociedade civil.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Luan Cordeiro Foto: Mylene Dias