• Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024
  • 02:47h
28 de Junho de 2023

Hortas implantadas em escolas de Sinop agregam no conhecimento e na alimentação dos estudantes

Hortas implantadas em escolas de Sinop agregam no conhecimento e na alimentação dos estudantes

Hortas implantadas em escolas de Sinop agregam no conhecimento e na alimentação dos estudantes

 

Quatro unidades escolares são contempladas pelo programa “Horta nas Escolas” com o objetivo de promover a qualidade na alimentação e a sustentabilidade

 

O programa “Horta nas Escolas” atende a 1.400 alunos de quatro instituições de ensino em Sinop. Nos espaços instalados nas escolas estaduais Nilza de Oliveira, São Vicente de Paula, Ênio Pipino e na escola municipal Vinícius de Moraes os estudantes participam de aulas e cultivam hortaliças, que complementam a merenda escolar.

 

O programa é do Rotary Club Teles Pires, que faz a instalação e iniciação dos espaços, posteriormente desenvolvidos pelos alunos e professores das escolas. As hortas agregam nas aulas de ecologia, análise de solo, botânica e nutrição, e fazem parte da alimentação.

 

As escolas que recebem o programa não têm despesas com a construção dos espaços. Conforme a presidente do Rotary Club Teles Pires, Ana Flávia Mueller, a construção é feita pela instituição, que trabalha junto de seus voluntários para o despertar da alimentação saudável e sustentável.

 

“Nós iniciamos esse projeto em 2022, através da idealização da professora Ayla, com o objetivo de criar um espaço saudável e de convivência. O trabalho em grupo nesses locais proporciona o diálogo, a troca de ideias, o que também é importante para a saúde mental, além de servir para aulas práticas e a produção de hortaliças”, destacou Ana Flávia.

 

Conforme a professora idealizadora do programa, Ayla Rosa, o trabalho é realizado pensando na produção orgânica e na educação alimentar dos estudantes de diferentes idades e anos escolares.

 

“Nós temos escolas de ensino médio, com o público voltado mais para a área de pesquisa e a construção mais técnica e nós temos uma horta em escola municipal, com crianças de até 5 anos, então para esse público a gente ensina o cultivo e a relação mais primordial da relação entre o plantar, a terra e a dinâmica de construção”, concluiu a idealizadora.

 

Além das escolas, o projeto ainda é realizado em estilo vertical no Lar dos Idosos Madre Vanini, onde são cultivadas plantas medicinais para a produção de chás aos moradores do espaço. Ainda existem projetos para a expansão do programa a outras instituições do município.

Fonte: BW Comunicação