Nesta terça-feira (23), os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do CRAS Menino Jesus, participaram de uma atividade diferente. Para promover a interação comunitária e estimular o bem-estar deles, foi realizada uma manhã de “mateada”, momento de bate-papo em que todos os participantes puderam levar seu chimarrão ou tereré.
Essa é uma das atividades realizadas dentro dos CRAS, em que as tradições culturais do público atendido são fortalecidas, proporcionando para eles o sentimento de pertencimento, que é um dos objetivos do SCFV. “Nós vemos a importância desses momentos na vida dos idosos e também de todos aqueles que participam das ações dos CRAS. Uma atividade simples e muito prazerosa que ajuda no resultado final que é a prevenção das situações de vulnerabilidade e risco social e ainda estimula o bem-estar de quem participa”, considerou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.
Durante a manhã, a equipe técnica da unidade também fez uma palestra sobre o autismo, conscientizando os idosos e demais famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) presentes, a respeito do tema, reforçando sua importância durante esse mês de conscientização. Houve ainda orientações sobre a solicitação da carteirinha de identificação do autista e do idoso.
Mais de 30 idosos participam semanalmente das oficinas do SCVF do CRAS Menino Jesus. Participar de atividades em grupo contribui para melhoria da qualidade de vida do público idoso, estimulando a saúde física e mental e ainda faz com que eles se sintam mais confiantes e valorizados nesta fase da vida.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Mylene Dias