• Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024
  • 05:33h
01 de Junho de 2023

Junho vermelho: mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue

Junho vermelho: mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue

Um novo mês, uma nova cor! O junho vermelho é dedicado ao fortalecimento da campanha de doação de sangue, com objetivo de buscar novos voluntários doadores. Em Sinop, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) recebe em média 300 doações por mês. Doações que abastecem o banco de sangue dos Hospitais da cidade e da região. 

As pessoas interessadas em doar sangue devem ir até a unidade com documento de identificação com foto, CEP atualizado e Cartão SUS. É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis), pesar mais de 50 quilos, estar alimentado e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24h.

O dia mundial do doador de sangue é celebrado em 14 de junho e em alusão a data, nos dias 12,14,15 e 16, a UCT irá realizar a semana do doador, com café da manhã especial para quem for fazer doações nesses dias.

“Ser doador é um ato de amor, uma iniciativa que pode salvar vidas. Por isso é importante que as pessoas participem da campanha, e se tornem doadores regulares. Os homens podem fazer até quatro doações por ano e as mulheres três”, ressaltou a secretária de saúde, Daniela Galhardo. 

A UCT está localizada na rua das Amendoeiras, anexo ao Hospital Regional de Sinop, com atendimento em formato livre demanda, de segunda a sexta-feira, 7h às 12h.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Daiane Stela